Todos os empresários que começam um novo negócio do zero têm o mesmo objetivo: crescer. Administrar uma empresa, seja ela do tamanho que for, não é uma tarefa simples, no entanto, quanto menor ela for, mais fácil será controlar as atividades dos funcionários, os processos, as finanças, o estoque, etc. Mas aí finalmente chega o momento tão esperado do crescimento. Novos funcionários, novos processos, novas atividades e finanças muito mais complexas passam a fazer parte do dia a dia dos seus negócios. Você e sua empresa estão preparados para isso?
A solução mais comum para a organização e controle dos mais variados processos em pequenas empresas é o Microsoft Excel, no entanto, uma vez que a empresa atinge um certo nível de crescimento, a quantidade de planilhas passa a ser excessiva e a capacidade manual de controlá-las e atualizá-las se torna impossível. Da mesma forma, o número de processos exigidos dos seus funcionários atinge um nível problemático, porque passa a ocupar um tempo exorbitante e, consequentemente, a drenar mais recursos da sua empresa.
Some-se a isso que todos os processos internos passam a ser mais complexos e, com o crescimento, seu negócio vai precisar de um suporte cada vez maior e robusto para cada área e cada funcionário, bem como processos mais padronizados e integrados. Nesse sentido, investir em soluções tecnológicas como um software ERP, que auxiliem e centralizem o gerenciamento dos processos, é essencial para torná-los mais confiáveis e tirar a carga burocrática de cima da sua equipe, abrindo espaço para um crescimento seguro e menos traumático.
Para que sua empresa cresça com segurança, é preciso ter em mente que mudanças obrigatoriamente deverão ser feitas e esse processo de transição deve ser antecipado e planejado. Tenha uma visão clara do que você quer e aonde deseja que sua empresa chegue e use a tecnologia a seu favor. Dessa forma, a transição do crescimento será bem-sucedida e o sucesso garantido.