Sustentabilidade: uma poderosa aliada no crescimento do seu negócio

Nos últimos tempos, uma palavra-chave dentro e fora das empresas tem sido sustentabilidade. Temos continuamente observado um grande empenho das organizações em tornar seus processos e produtos sustentáveis e divulgar isso para o mundo.

A lista anual das empresas mais sustentáveis do mundo, divulgada pela publicação canadense Corporate Knights, menciona diversos nomes de gigantes do mercado, como BMW, que ficou em primeiro lugar em 2016, Adidas, Coca-Cola, Intel e muitas outras. Ou seja, é notável que, no mundo de hoje, em que a preocupação com o futuro e os impactos que os negócios atuais causam no mesmo é recorrente e incansavelmente discutida, a palavra sustentabilidade é muito poderosa em vários sentidos e se torna uma conveniente aliada ao crescimento dos negócios.

Ser sustentável não significa apenas cuidar do meio ambiente reduzindo o impacto causado nele para preservá-lo para o futuro. A sustentabilidade vai além disso e se baseia em três grandes alicerces: o social, o ambiental e o econômico e, se esses três alicerces estiverem em harmonia em uma empresa, é possível verdadeiramente se desenvolver de forma proveitosa e aumentar o lucro através da sustentabilidade.

Dentro da esfera social, ser sustentável envolve proporcionar um ambiente de trabalho saudável e favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários e fornecedores. Já dentro da esfera ambiental, estão inclusas todas as condutas ligadas à preservação do equilíbrio do ecossistema explorado pela empresa, o que culmina diretamente na esfera econômica, uma vez que, uma empresa que desperdiça ou explora de forma abusiva os recursos ambientais, gera perdas e desperdícios econômicos para ela mesma.

Sendo assim, fazer negócios de forma sustentável e investir em planejamento e acompanhamento para que os processos de sua empresa sigam essa conduta, traz benefícios para todas as partes, tanto para o ambiente e a sociedade, quanto para a economia e o crescimento dos seus negócios.

Deixe um comentário