Imagine a seguinte situação: um de seus clientes precisa de cinco itens do seu catálogo com urgência, mas o departamento de produção liga para dizer que eles não podem atender ao pedido por falta de suprimentos essenciais. Uma chamada para o estoque informa que você tem apenas três dos cinco itens do pedido. Seu departamento de vendas precisa, então, ligar para o cliente e perguntar se é possível fazer uma entrega parcial, mas o vendedor que faz o contato acabou de entrar em uma reunião em outra cidade. Em suma, várias horas depois, você consegue as informações que precisava, mas o cliente já está sem paciência porque esperou mais tempo do que gostaria para saber se seu pedido seria entregue por completo ou não.
Sua empresa já se viu em uma situação parecida com essa?
Geralmente, os sistemas usados em uma empresa são dedicados a cada departamento e suas informações não podem ser acessadas por outras pessoas em outros setores. O estoque só sabe os itens disponíveis a partir de contagens manuais e é necessário ligar, enviar e-mails ou se comunicar por mensagem para receber atualizações sobre os produtos. O departamento de vendas possui os dados de vendas, mas se o marketing quiser criar uma estratégia e enviar uma mensagem a todos os clientes, precisará contatar primeiro o departamento de vendas para conseguir as informações necessárias.
Trabalhar com sistemas distintos geralmente leva à frustração por complicar toda a cadeia de comunicação interna. Nesse sentido, optar por um ERP elimina os sistemas autônomos e centraliza tudo o que sua empresa mais precisa em apenas um software.
Com a Origem, você pode também complementar o seu ERP com um CRM, os quais, juntos, permitirão o gerenciamento simples e rápido dos dados que vão desde o seu estoque até o seu cliente. Com todas as informações ao alcance daqueles que precisam delas, não haverá mais a necessidade de telefonemas ou e-mails e sua equipe poderá resolver tudo com apenas alguns cliques.