Nos últimos meses, estamos enfrentando uma das piores crises econômicas da história por conta do novo coronavírus. Segundo pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76% das empresas foram afetadas e mais de 600 acabaram tendo que fechar as portas. Além disso, 50% dos empresários cujos negócios sobreviveram enfrentam agora dificuldades para pagar despesas e dívidas.
Para buscar minimizar os danos econômicos causados pelo coronavírus, muitos estados do país já estão se preparando ou já iniciaram o processo de retomada econômica pós-crise, que será lento e cuidadoso, com diversos protocolos e normas a serem seguidos, e não há hora melhor para repensar os processos da sua empresa do que agora, criando um plano estratégico dinâmico e aproveitando cada nível da retomada econômica para rever ações e colocar os melhores planos em prática.
É preciso ter em mente que os desafios para repensar os processos são muitos. Em primeira instância, manter um fluxo de caixa impecável para garantir o lucro e que todos os compromissos sejam honrados é a base da saúde de qualquer empresa neste momento complicado. Além disso, agora será preciso dar atenção dobrada à gestão de estoque, que mais do que nunca precisará evitar desperdícios, porém sem deixar de atender às demandas que voltarão a surgir. E também não podemos esquecer de que a manobra da vez é reduzir custos, cortando tudo aquilo que não for essencial e concentrando os esforços e dinheiro nas áreas que realmente podem sustentar e ajudar a empresa na retomada econômica.
Para conseguir ter um panorama eficaz de controle de tudo isso e poder repensar os processos da melhor forma para otimizá-los, usar um ERP como o Easy ERP vai ser indispensável para não perder nenhum detalhe, automatizar o máximo de tarefas possíveis e ter uma visão clara do que pode ser deixado de lado neste momento para dar espaço às ações de maior urgência.
O momento da retomada econômica pós-crise causada pelo coronavírus é um dos mais aguardados por todas as empresas, indústrias e comércios do país, então não perca esta oportunidade de repensar os processos e traçar planos para manter seus negócios atualizados e otimizados para que possam voltar a crescer de forma saudável.