Além de repensar as questões financeiras e processuais internas do seu negócio e planejar como voltar a vender e crescer, esta retomada pós-crise também exigirá que sua gestão repense e estabeleça novos padrões também para outros aspectos importantíssimos, como as relações tanto com seus clientes como com seus funcionários. 

Um dos grandes desafios desta retomada pós-crise será como atrair novamente os clientes. Segundo pesquisas, os clientes ainda estão retraídos e preocupados com sua segurança e, além disso, há também estudos sobre possíveis grandes mudanças nos hábitos de compras da população após o impacto financeiro e psicológico causado pela pandemia de coronavírus. Por isso, será necessário valorizar ainda mais a relação individual e personalizada com cada cliente da sua carteira, buscando compreender suas preocupações e necessidades melhor do que nunca. Para tanto, o uso de um CRM como o Easy CRM Web, 100% online e capaz de armazenar todos os dados mais importantes da sua carteira de clientes, será indispensável na hora de manter firmes relações já existentes ou prospectar novas.

Impostos no Brasil

Retomada pós-crise: hora de repensar relações com clientes e funcionários.

 

No campo das relações com seus funcionários, será necessário ter um cuidado extra com a saúde, valorizando o home office sempre que possível e, quando não for possível, estabelecendo o distanciamento entre os funcionários, avaliando a necessidade de implementar turnos e garantindo o suprimento de produtos de higiene e os processos de limpeza dos ambientes da empresa. Além disso, no cenário de medo e insegurança que todos vivem, será preciso criar novas formas de estimular a criatividade do seu time, fazendo-os sentirem-se seguros em seus empregos e sempre motivados.

Neste momento delicado de retomada pós-crise causada pelo coronavírus, valorizar e prezar pelas relações pessoais com funcionários e clientes será tão importante quanto a valorização de qualquer aspecto financeiro para colocar a sua empresa de volta nos trilhos do crescimento.

Deixe um comentário