Além de repensar as questões financeiras e processuais internas do seu negócio e planejar como voltar a vender e crescer, esta retomada pós-crise também exigirá que sua gestão repense e estabeleça novos padrões também para outros aspectos importantíssimos, como as relações tanto com seus clientes como com seus funcionários.
Um dos grandes desafios desta retomada pós-crise será como atrair novamente os clientes. Segundo pesquisas, os clientes ainda estão retraídos e preocupados com sua segurança e, além disso, há também estudos sobre possíveis grandes mudanças nos hábitos de compras da população após o impacto financeiro e psicológico causado pela pandemia de coronavírus. Por isso, será necessário valorizar ainda mais a relação individual e personalizada com cada cliente da sua carteira, buscando compreender suas preocupações e necessidades melhor do que nunca. Para tanto, o uso de um CRM como o Easy CRM Web, 100% online e capaz de armazenar todos os dados mais importantes da sua carteira de clientes, será indispensável na hora de manter firmes relações já existentes ou prospectar novas.
Retomada pós-crise: hora de repensar relações com clientes e funcionários.
No campo das relações com seus funcionários, será necessário ter um cuidado extra com a saúde, valorizando o home office sempre que possível e, quando não for possível, estabelecendo o distanciamento entre os funcionários, avaliando a necessidade de implementar turnos e garantindo o suprimento de produtos de higiene e os processos de limpeza dos ambientes da empresa. Além disso, no cenário de medo e insegurança que todos vivem, será preciso criar novas formas de estimular a criatividade do seu time, fazendo-os sentirem-se seguros em seus empregos e sempre motivados.
Neste momento delicado de retomada pós-crise causada pelo coronavírus, valorizar e prezar pelas relações pessoais com funcionários e clientes será tão importante quanto a valorização de qualquer aspecto financeiro para colocar a sua empresa de volta nos trilhos do crescimento.