Todo empresário ou funcionário de empresa conhece alguma história sobre uma reunião totalmente dispensável da qual participou. Convocar reuniões é uma prática tão comum desde os primórdios do mundo corporativo que até hoje é a primeira opção que muitos pensam quando têm a necessidade de resolver um assunto ou alinhar informações. No entanto, se não for bem planejada e não tiver um foco bastante definido, ela pode se tornar uma grande perda de tempo e, consequentemente, de produtividade e dinheiro em seu negócio.
É preciso pensar na reunião como um investimento, pois o trabalho dos seus funcionários estará interrompido enquanto eles estiverem ali, logo, a produtividade da sua empresa também. Porém, poucos são aqueles que, antes de convocar uma reunião, avaliam todos os pontos necessários para que ela seja realmente produtiva, como a convocação das pessoas certas, o tempo para elas se prepararem, a objetividade e clareza do temas e, principalmente, a possibilidade de resolver o problema de outra forma. Com isso, muitos acabam fazendo um investimento que não gera o retorno esperado.
Hoje, dispomos de tecnologias para auxiliar nosso trabalho que permitem uma otimização maior do nosso tempo e a abolição quase total da necessidade das reuniões. Ferramentas de gestão como o Easy ERP abrem as portas para a integração dos dados de vários setores do seu negócio, fazendo com que as informações circulem mais rapidamente e facilmente pela empresa, o que ajuda a reduzir a quantidade de reuniões necessárias para alinhar informações e, consequentemente, reduz o gasto de recursos para dar suporte a essas reuniões e o gasto de tempo dos funcionários.
Diante da competitividade do mercado atual, é preciso trabalhar com uma margem de erro mínima nos investimentos em sua empresa e mirar em opções que tragam um retorno cada vez mais certeiro e aumentem a produtividade. Nesse cenário, é inviável pensar em parar o tempo precioso de produção de seus funcionários para realizar uma reunião a cada vez que informações precisem ser alinhadas ou dados conferidos, por isso aliar-se à tecnologia de um ERP é sem dúvida a melhor forma de reduzir as reuniões sem perder a interação entre as partes, otimizando o trabalho e o seu orçamento.