MRP (Material Requirements Planning) é um método de gerenciamento para planejar os recursos necessários para a fabricação de produtos.

Esse método promete, por meio da combinação da expertise humana, recursos computacionais e uma boa base de dados, otimizar ao máximo o sistema de produção da empresa para reduzir custos e desperdícios.

Usando uma lógica chamada backward scheduling, esse método de gerenciamento faz o cálculo dos materiais necessários para as demandas e prazos de produção de trás pra frente, ou seja, o raciocínio começa do produto final e vai desmembrando sua produção até a matéria-prima para, assim, estimar a quantidade e o momento exatos de comprar materiais ou começar uma etapa de produção para não perder o prazo do cliente e ao mesmo tempo.

Quando implementado corretamente, o MRP é capaz de usar dados da sua capacidade de produção, recursos materiais e do seu histórico de produção e de vendas para reduzir custos e desperdícios e aumentar lucros por meio do cálculo de um planejamento de produção totalmente otimizado com base em previsões de vendas, status do estoque e pedidos em aberto.

Reduza custos e desperdícios na produção usando o MRP junto a um ERP

 

Portanto, para tirar o melhor proveito da aplicação desse método de gerenciamento, é muito importante que sua empresa disponha de dados precisos das áreas de produção e vendas da empresa e, para isso, usar um ERP é essencial. Um sistema como o Easy ERP, além de fornecer com precisão todos esses dados essenciais para o funcionamento do método MRP, permite ainda que, por exemplo, qualquer mudança em pedidos, materiais ou prazos sejam atualizados automaticamente ao planejamento, o que torna o processo ainda mais otimizado e eficiente.

A união de um método de gerenciamento integrativo como o MRP e uma tecnologia como a do sistema ERP é capaz de gerar economia e maior lucratividade para a sua empresa, por isso, ficar atento a diferentes métodos e ferramentas para otimizar seus processos é uma das melhores saídas para manter seus clientes sempre satisfeitos, reduzir custos e desperdícios e ainda por cima sair à frente da concorrência.

Deixe um comentário