Prospectar novos clientes é constantemente destacado como um dos maiores desafios das empresas atualmente, e grande parte disso é por conta da importância dessa estratégia não só para aumentar a carteira de clientes e promover o crescimento dos negócios, mas também para manter a empresa em uma posição estável diante da alta concorrência do mercado atual.

Se você deseja que sua empresa cresça uma porcentagem X ao ano, além de prospectar clientes suficientes para tal, é preciso levar em conta a perda natural de clientes e, portanto, prospectar X mais a estimativa dessa perda no período. Isso, sem dúvida, coloca uma pressão gigantesca no seu time de vendas, que muitas vezes ainda tem que dar conta de, ao mesmo tempo em que está fazendo ligações, visitas e enviando propostas para novos prospects, cuidar dos clientes atuais com consistência para não perdê-los.

“Se você deseja que sua empresa cresça uma porcentagem X ao ano, além de prospectar clientes suficientes para tal, é preciso levar em conta a perda natural de clientes e, portanto, prospectar X mais a estimativa dessa perda no período”.

Por conta disso, transformar o exaustivo processo de prospecção em uma tarefa analítica, eficiente e que gere retorno sem sobrecarregar seus colaboradores é o que muda o jogo definitivamente a seu favor. Nesse sentido, aliar-se a tecnologias que permitam um maior controle da carteira de clientes e centralizem informações tira boa parte do peso da sua equipe de ter que constantemente revirar a caixa de e-mails em busca de informações sobre este ou aquele prospect, por exemplo, ou acessar diversos sistemas e planilhas para encontrar os valores corretos de um determinado produto ou serviço para realizar um orçamento.

Dentre as tecnologias disponíveis no mercado que podem auxiliar nessa situação, se optar pelo uso de um CRM, seus vendedores poderão segmentar os prospects por diferentes critérios, centralizar as informações e fornecer um follow-up muito mais sólido, aumentando consideravelmente as chances de acertar o alvo, em vez de apenas dar tiros no escuro.

Além disso, se usar a tecnologia do CRM aliada a um ERP, sua equipe terá muito mais tempo livre para se concentrar no que realmente importa, uma vez que todas as informações de pedidos, compras, orçamentos e outros dados que possam ser relevantes para a prospecção de novos clientes podem ser extraídos diretamente do ERP para o CRM, sem a necessidade de retrabalho para cadastrar tudo novamente.

Prospectar não é uma tarefa fácil, mas, com a ajuda da tecnologia certa, é possível transformá-la em um processo muito mais assertivo e lucrativo sem sobrecarregar sua equipe, sendo possível até mesmo priorizar a qualidade sem deixar de lado a quantidade e vice-versa.

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