É evidente que o preço de seu produto é uma das informações mais importantes do seu negócio e essencial para o sucesso de sua empresa. Primeiramente, porque é ele quem vai definir a vantagem das vendas em relação à concorrência no mercado e, segundo, porque cobrar um valor incorreto pode significar um imenso prejuízo ou até mesmo a ruína da empresa.
Um erro de apenas um centavo a menos no cálculo do preço final do seu produto pode parecer não fazer diferença, mas, quando consideramos o número total de vendas e multiplicamos por esse um centavo de diferença em cada uma delas, imagine o tamanho do impacto no resultado final e o quanto sua empresa acabou perdendo.
Mas, infelizmente, calcular o preço correto do seu produto não envolve apenas considerar o valor de custo de produção e o quanto você deseja lucrar em cima disso. Entre impostos, taxas e contribuições obrigatórias, o Brasil possui mais de 90 tributos, e alguns deles incidem diretamente sobre a venda de produtos, como ICMS, PIS, COFINS e IPI, sendo estes os que mais pesam no cálculo final.
Cada um desses tributos possuem suas particularidades, incidem sobre determinados produtos ou serviços e dependem de diversas variáveis, como o regime tributário da sua empresa, o tipo e a finalidade do produto, a origem ou destino da mercadoria, entre vários outros, o que acaba tornando o cálculo do preço final de certa forma complexo e merecedor de ainda mais atenção.
Por conta disso, não há sombra de dúvida de que é sábio da parte do empreendedor investir em aumentar cada vez mais seu conhecimento sobre todos os pormenores desse cálculo ou até mesmo investir em serviços especializados que garantam a exatidão do valor final do seu produto, pois apenas assim a empresa poderá garantir seu lucro sem perdas desnecessárias ou danos.
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