Com o ritmo acelerado que vivemos nosso dia a dia, todas as áreas de uma empresa precisam se adaptar para oferecer opções melhores e mais ágeis e, dentre elas, uma das que mais precisa prezar pela rapidez e qualidade é a área de atendimento ao cliente. Afinal, atualmente é inviável que um cliente passe horas no telefone enquanto é transferido de um atendente ao outro na tentativa de encontrar a solução para um problema ou que aguarde por dias até receber uma resposta por e-mail.
Por isso, dentre as ferramentas de comunicação disponíveis, o chat têm sido uma das melhores soluções para fazer a ponte entre cliente e empresa. Segundo um levantamento realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou, o chat foi a plataforma de atendimento que mais evoluiu nos últimos anos, sendo capaz de resolver com eficiência 91% de todas as solicitações e diminuir o tempo de espera em até 87%.
Atualmente, a maioria das empresas mais respeitadas em todos os ramos utiliza o chat como forma de atendimento ao cliente. Bancos como Itaú e Santander oferecem informações e tiram dúvidas via chat, enquanto as gigantes da telefonia Tim e Vivo também fazem isso e até mesmo oferecem a possibilidade de cancelar ou alterar planos e serviços. Um case de sucesso nesse assunto é sem dúvida o Nubank, que além de ter um alto índice de satisfação dos clientes pelo atendimento via chat, ainda oferece o serviço com carisma e de uma forma única e marcante.
Seguindo a tendência dessas empresas líderes e inovadoras, a Origem migrou 100% do seu sistema de atendimento e suporte para o chat e o retorno já tem sido extremamente positivo: o tempo de espera dos nossos clientes agora é de apenas 29 segundos – contra 10 minutos para o atendimento via telefone – e praticamente eliminamos o retorno. Além disso, o atendimento via chat permite um acompanhamento muito melhor do histórico de problemas do cliente, bem como uma melhor avaliação da qualidade do serviço prestado.
As pessoas buscam uma solução de problemas cada vez mais rápida e satisfatória. Hoje, os clientes possuem todas as informações que querem à distância de um toque no celular, por isso, na hora de escolher uma marca ou empresa, valorizar a agilidade no atendimento e na resolução do problema faz toda a diferença.