A competitividade do mercado cresce em velocidade acelerada, com a entrada de mais de 100 milhões novos negócios todos os anos, segundo dados da GEM Global. Além disso, a tecnologia e as inovações forçam uma constante atualização por parte das empresas e, no mesmo cenário, ainda há os consumidores, que cobram cada vez mais qualidade e retorno positivo dos produtos e serviços que consomem.

 

Todas essas razões refletem nos processos das empresas, exigindo delas uma característica essencial para se manterem no mercado: agilidade. E essa agilidade não fica apenas por conta da produção, mas de todas as atividades da empresa e de todos os funcionários e suas funções.

 

E é aí onde entra a metodologia ágil, um novo método de trabalho que empresas do mundo todo estão adotando e que visa gerenciar os projetos e trabalhos de forma que os tornem mais ágeis. Alguns dos mais conhecidos são Scrum, Lean, Kanban e Lean Startup.

 

Esses métodos inserem valores da cultura ágil em todos os processos da empresa e, ao mesmo tempo em que conferem mais responsabilidade ao trabalho em equipe, possibilitando que todos cobrem resultados de todos, o pensamento ágil também permite a organização individual. Isso acontece porque a preocupação em como cada um utiliza seu tempo passa mais a ser a principal e o foco se transfere totalmente para um único objetivo comum a todos: cumprir as metas.

 

Procura mais agilidade no dia a dia da sua empresa?

Então conheça o Easy ERP aqui.

 

Hoje, os métodos antigos de trabalho não fornecem mais resultados compatíveis com os desejos e necessidades do mercado, e é preciso haver rapidez na tomada de decisões. Apesar de erros serem inevitáveis, atualmente é preciso errar rápido e consertar rápido, só assim será possível se manter na concorrência. Por conta disso, vale a pena pensar em investir na implementação de uma metodologia ágil em sua empresa. Os casos de sucesso de quem já fez isso só mostram que tanto empresa como funcionários saem ganhando, sem falar, é claro, dos consumidores e clientes.

Deixe um comentário