Disponibilidade de estoque é um dos pontos mais sensíveis quando falamos em sucesso de vendas. A falta de itens pode gerar a perda de diversas oportunidades de venda, e a situação pode ser ainda pior se sua equipe descobrir apenas após ter feito a negociação que o produto não está mais disponível, seja por erro de contagem, conflito de vendas concomitantes ou informações desatualizadas. Uma situação como essa pode gerar problemas irreversíveis para sua empresa, como a perda definitiva do cliente, que certamente não verá essa falha com bons olhos.

No entanto, como manter um estoque sempre disponível sem gerar perdas? Se há produtos de menos, a relação com seus clientes fica comprometida por não disponibilizar o que eles desejam em tempo hábil; mas, se há produtos demais, sua empresa perde dinheiro com expiração de validade, desvalorização ou estagnação.

Para ter sempre a quantidade certa de itens em estoque, sua empresa precisa ser capaz de prever o “timing” de quando será necessário abastecê-lo e, apesar de parecer uma tarefa totalmente impossível, existem diversos meios de reduzir essa imprevisibilidade e estar preparado, como o uso de metodologias de controle (Ponto de Pedido, Giro de Estoques, Delimitação de Estoque Mínimo, etc.).

Porém, é importante se atentar para o fato de que não importa quão capacitada seja sua equipe, é impossível alcançar altos níveis de rapidez e precisão no controle do estoque sem a ajuda de um sistema que armazene, processe e distribua as informações de forma automatizada. Por isso, aliar o uso de metodologias de controle a um sistema baseado em Business Intelligence (BI) como um ERP é uma combinação necessária para atingir os maiores níveis de previsão e garantir um estoque sempre disponível e sem perdas.

Para manter-se sempre em crescimento em um mercado competitivo como o nosso, é preciso investir na construção de relacionamentos sólidos com seus clientes e, para tanto, ter o produto para entrega imediata ou em curto prazo após o pedido faz uma grande diferença para que seus clientes escolham você em vez de seus concorrentes.

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