O microgerenciamento ocorre quando o líder ou gerente de uma equipe ou empresa toma um posicionamento de controlar as atividades de seus subordinados em seus mínimos detalhes, exigindo prestação de contas em excesso ou requerendo que qualquer passo tomado por algum funcionário seja antes autorizado por ele.
Para a eficiência do ERP, o microgerenciamento pode ser um problema muito grande. Nos estágios iniciais da implementação de um ERP, é comum e necessário que os gerentes e líderes estejam bem próximos e diretamente envolvidos em todas as etapas para que possam definir os requisitos para cada departamento e garantir que o sistema atenda às necessidades de todos e opere da melhor forma possível.
No entanto, após a implementação, manter uma atitude de microgerenciamento, demandando que os funcionários sigam reportando todos os passos de suas tarefas, é totalmente improdutivo e prejudica um dos objetivos principais do ERP: reduzir a burocracia para otimizar o tempo.
Sendo assim, para evitar o microgerenciamento, é possível adotar e desenvolver alguns hábitos que naturalmente o guiarão a uma postura mais transparente e flexível, como o incentivo ao trabalho em equipe, à inovação e à criatividade, o reconhecimento dos avanços, a valorização da troca de opiniões e a boa comunicação. Além disso, oferecer treinamentos constantes à sua equipe fará não apenas com que ela melhore e cresça sempre, como também será um incentivo para que os gerentes e líderes se sintam mais confortáveis para confiar em seus subordinados e, assim, deem a eles mais autonomia.
Se você pretende implementar ou já implementou um sistema como o Easy ERP em sua empresa, mantenha em mente que ele é uma ferramenta que veio justamente para dar mais liberdade a todos para que possam focar em tarefas realmente relevantes, uma vez que ele centraliza, registra e automatiza toda a burocracia da forma mais precisa e segura possível. Portanto, confie no sistema e em sua equipe para, assim, garantir que o melhor seja retirado do seu ERP sempre.