As inovações tecnológicas têm aberto novas possibilidades e quebrado padrões tanto na sociedade quanto nas indústrias e empresas. São tantas as evoluções conquistadas por esses avanços que ainda estamos aprendendo a lidar com as mudanças e a aproveitar o melhor que elas têm a nos oferecer.

 

No campo das empresas, uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço é a do home office, que consiste em permitir que os funcionários trabalhem parcialmente ou totalmente de suas casas. As vantagens desse tipo de regime já estão sendo comprovadas não apenas por startups e empresas mais jovens, como por consagradas gigantes do mercado. Segundo pesquisa de 2012 da Câmara Americana do Comércio (Amcham), 39% das instituições já usavam na época o home office como uma estratégia para reter talentos e, hoje, esse número só tem crescido.

 

O trabalho home office possibilita que o funcionário fique mais próximo da família e tenha maior flexibilidade no horário de trabalho, causando uma clara melhora na qualidade de vida. Por sua vez, as empresas passam a ter uma considerável economia com as despesas de infraestrutura, já que não precisam mais manter o funcionário em suas dependências. Além disso, as vantagens do trabalho home office abrangem não apenas o funcionário e a empresa, mas também a sociedade. Com a economia de tempo, por não precisar mais se locomover até a empresa, o funcionário ganha mais produtividade, a empresa se beneficia com melhores resultados e a sociedade agradece com menos circulação de veículos e menos poluição.

 

Observando o cenário empresarial atual, que prioriza os resultados e a economia, tudo indica que o home office será o escritório do futuro, no entanto, antes de adotar essa medida em sua empresa, é importante levar em consideração a capacidade de independência, a disciplina e a organização dos profissionais contratados, bem como a organização da própria empresa para que possa sustentar o trabalho remoto de forma adequada. O mais importante é deixar de lado o preconceito e usufruir dos recursos que a tecnologia tem nos propiciado para melhorarmos cada vez mais.

Deixe um comentário