As metas servem para que você atinja seus resultados com a maior precisão possível. Quando implementadas em toda a empresa, é preciso geri-las de maneira eficiente a fim de garantir que todos estejam alinhados e direcionados para os mesmos objetivos.
Veja algumas dicas de gestão de metas:
Definir quais são os indicadores:
Defina os indicadores estratégicos, táticos e operacionais da empresa, incluindo todos os setores e funcionários envolvidos. Os indicadores devem ser mensuráveis e claros.
Determine as metas:
As metas são estabelecidas sobre os indicadores, definindo um valor e prazo a ser alcançado.É importante que as metas sejam negociadas entre os responsáveis por atingi-las e as pessoas que esperam o seu resultado.
Comunique:
Mostre a importância das metas e dos resultados para o todo.Para que todos se sintam envolvidos e corresponsáveis pelos resultados da organização, é preciso trabalhar a comunicação não só como canal de informação, mas de envolvimento, de engajamento.
Supere as barreiras:
Algumas barreiras podem aparecer no meio do caminho. O melhor é respirar fundo, entender o problema e então, criar um plano de ação para resolvê-lo.
Monitore os resultados:
Precisa acompanhar a evolução dia a dia para não perder tempo e tomar ações que evitem o desperdício de tempo, esforços e recursos.
Facilite as coisas para você:
Uma boa maneira de não errar na gestão de metas é livrar-se dos controles manuais, que abrem brechas para muitas falhas. Planilhas são ótimas, mas, com o tempo, se tornam pesadas e difíceis de atualizar.
A tecnologia pode servir como uma poderosa aliada nesse monitoramento.