A formação de preço correta de produtos e serviços sempre foi um dos maiores desafios para empresas e indústrias, uma vez que, no Brasil, são diversas as variáveis que impactam os valores finais. E, recentemente, esse desafio está ainda maior devido às constantes mudanças no cenário econômico.
Dentre as variáveis que impactam a formação de preços, duas delas estão bastante instáveis e provavelmente seguirão oscilando em 2022: o custo de produção ou prestação de serviço e os impostos e tributos, o que adicionará uma camada extra de dificuldade na formação de preços correta.
O custo de produção ou da prestação do serviço é uma das bases principais para a formação de preço, uma vez que, se as despesas forem mais altas do que o esperado, o resultado final certamente será o prejuízo. No entanto, atualmente, temos constantemente nos deparado com a escassez de matérias-primas em nível mundial, bem como a imprevisível oscilação de seus preços.
Já o cálculo de impostos e tributos que incidem em cada produto ou serviço é um aspecto naturalmente complexo para a formação de preço correta, uma vez que, desde há tempos, no Brasil, temos exaustivos tipos de tributos e impostos que variam e dependem de muitos aspectos diferentes, o que sempre foi um fator de dificuldade para o cálculo e facilmente indutor de erros e falhas. Com as também recentes instabilidades e mudanças do nosso cenário tributário, essa tarefa se tornou ainda mais difícil, com impostos surgindo, desaparecendo e sendo substituídos a todo tempo.
Com todos esses obstáculos para a formação correta de preço, para garantir que em 2022 sua empresa não terá prejuízo por cálculos incorretos, contar com a ajuda de um ERP é indispensável. Com o Easy ERP, por exemplo, é possível manter os preços de insumos e matérias-primas sempre atualizados e tratar os tributos de forma descomplicada, além de centralizar a escrituração fiscal, importar notas de fornecedores, gerar relatórios de apuração de impostos, dentre várias outras vantagens que desburocratizam esse trabalho e possibilitam uma formação de preço correta e eficiente.
Seja qual for o cenário que 2022 imponha para o comércio e a indústria, estar preparado é sempre a melhor opção. Sendo assim, para garantir uma formação de preço correta e manter sua empresa sempre na margem de lucro, investir em ferramentas como um ERP para ajudar na automatização de processos para a formação de preço será não apenas útil, mas necessário.