Fazer um uso eficaz do ERP geralmente significa resolver problemas com processos de negócios ou de design organizacional. No entanto, para garantir um funcionamento ainda mais eficiente do ERP, aprofundar-se no gerenciamento e no treinamento dos usuários é essencial e a recompensa certamente será enorme.
Se você sente que seu ERP tem sido usado de forma ineficiente recentemente, uma das causas centrais pode ser a inserção de dados. Por exemplo, se sua equipe do estoque não inserir os dados no ERP corretamente, isso pode desencadear uma série de problemas para todos os outros departamentos, ocasionando situações como a perda ou o atraso de vendas, falha em encomendar novos suprimentos para a produção, dentre muitos outros. Existem dezenas de exemplos de como os problemas com a inserção de dados podem prejudicar o ERP e forçar suas equipes a contornarem o sistema em vez de usá-lo como aliado. Outros problemas comuns são itens ou fornecedores duplicados e dados de custo imprecisos ou aproximados. Tudo isso prejudica a função central do ERP, que é entregar informação confiável a todos os departamentos.
Um segundo problema que pode estar tornando seu ERP menos eficiente do que ele deveria ser é o da disciplina. Invariavelmente, as empresas que percebem um uso ineficaz de seus sistemas ERP têm problemas com disciplina e organização deficientes ou inexistentes quanto ao gerenciamento de mudanças, controle de estoque ou planejamento. Os procedimentos podem não existir ou, se existem, não são seguidos ou, ainda, são constantemente burlados por colaboradores que pensam que, pulando os procedimentos, estão “agilizando” o resultado final.
Por último, o problema também pode estar na integração entre seus departamentos. Os sistemas ERP são, por definição, integrados, mas as empresas que os implementam podem estar falhando em integrar seus departamentos, isolando-os completamente e desestimulando a interação entre eles. Os sistemas ERP funcionam melhor quando automatizam processos que são interfuncionais, mas, se seu time de vendas não tem nenhum contato com a produção, por exemplo, é improvável que o sistema ERP seja usado de forma eficaz.
Se você identifica algum desses problemas em sua empresa, investir em treinamentos aos usuários do ERP certamente dará a eles a noção de como trabalhar em maior harmonia com o sistema e, consequentemente, trará bons resultados para a eficiência dele. Para ajudar com isso, o Easy ERP conta com uma série de treinamentos didáticos e bem elaborados para fornecer os conhecimentos necessários à sua equipe de forma rápida e descomplicada.