O mercado internacional pode ainda parecer um bicho de sete cabeças para muitos empresários, ou algo totalmente distante e inalcançável, fora da realidade de determinado produto ou empresa por diversos motivos. No entanto, pesquisas já têm observado que o número de grandes e pequenas empresas brasileiras que demonstraram interesse em se lançar ao mercado exterior, ou de fato se lançaram, aumentou muito no último ano.
 
Baseada em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a Investe São Paulo divulgou que, em 2016, 4.843 empresas brasileiras fizeram pela primeira vez a operação de exportação de seus produtos, o que indica um aumento de 149% em relação a 2015.

ERP ideal para distribuidores de produtos: Clique e conheça o Easy ERP
 
Isso acontece porque, em meio à crise e à desvalorização do real, o preço dos nossos produtos fica mais baixo e competitivo e, assim, levá-los ao cenário internacional acaba sendo uma opção atraente para manter os números da empresa subindo e driblar o desaquecimento do mercado interno.
 
Se você nunca pensou em exportar seu produto, talvez agora seja uma boa hora. Atualmente, está muito mais fácil iniciar esse processo, pois existem diversas empresas de consultoria e especialistas que ajudam e orientam a empresa para que ela chegue corretamente ao mercado internacional. Além disso, uma meta internacional pode incentivar diversas melhorias internas, tanto nos funcionários quanto na organização, uma vez que é preciso que tudo esteja funcionando bem aqui para que isso reflita no exterior.
 
Pensar grande pode, além de ajudar a manter sua empresa de pé confortavelmente nos momentos de crise, abrir portas para um excelente futuro aos seus negócios.

Deixe um comentário