O cenário desafiador inédito que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o mundo dos negócios tem causado uma série de novos problemas e potencializado alguns dos já existentes anteriormente, o que tem obrigado os gestores e empresários a se adaptarem rapidamente para evitar ou minimizar as consequências que esses inconvenientes podem causar para os negócios.

Um dos problemas que vem sendo motivo de preocupação para muitos gestores de pequenas, médias e grandes empresas é a alta evasão de funcionários durante a pandemia. Manter bons funcionários satisfeitos em seus postos de trabalho é uma tarefa que exige muitos esforços mesmo em períodos tranquilos e, com o cenário negativo imposto pela atual crise, essa tarefa tem se tornado ainda mais complicada.

Alguns dos principais motivos que tem provocado a evasão de funcionários durante a pandemia são a sobrecarga de trabalho, as mudanças bruscas na rotina e na forma de realizar os processos, a falta de motivação e de perspectivas futuras, dentre outras complicações ocasionadas pelas alterações forçadas com as quais muitos ambientes de trabalho estão precisando lidar.

Não é segredo para qualquer gestor que a perda de um funcionário de destaque, com grande histórico na empresa e que realiza bem suas tarefas não é conveniente, uma vez que sua saída costuma implicar em diversos custos não planejados, como o pagamento dos seus direitos de empregado, a necessidade de investir em treinamentos para o novo colaborador que o substituirá, o possível atraso em projetos que já estavam em andamento, dentre vários outros transtornos. Além disso, com a crise econômica e a dificuldade em realizar atividades presenciais, o cenário da pandemia coloca ainda mais obstáculos a tudo isso.

 

 

Com evitar a saída de funcionários?

Portanto, evitar a evasão de funcionários durante a pandemia é uma atitude que deve ser fortemente incentivada em seu ambiente de negócios e, para isso, é preciso, em primeiro lugar, apresentar uma atitude humana e empática frente às necessidades dos colaboradores, procurando melhorar o clima do trabalho e demonstrar apoio e visão de crescimento mesmo em situações difíceis. Além disso, investir na implementação de modernas tecnologias como o Easy ERP para desengessar processos, desburocratizar tarefas e facilitar os métodos de trabalho é fundamental para estimular os funcionários a realizarem seus trabalhos com senso de significado e liberdade para atuar de forma criativa e produtiva. 

Tomando essas atitudes, sua gestão contribuirá para elevar o nível de satisfação e reter os funcionários na empresa, o que, por sua vez, trará vantagens para que todos, gestores, equipes e a empresa como um todo, passem pela crise da melhor forma possível.

 

Deixe um comentário