A pandemia de coronavírus tem causado uma diminuição nas vendas de comércios, empresas e indústrias em todo o mundo e, com isso, o problema do estoque parado têm causado dores de cabeça sem precedentes para a maioria dos empresários. Apesar da dificuldade extra em dar vazão ao estoque, é possível ainda assim realizar algumas ações que podem ajudar a solucionar, ou ao menos amenizar, o problema do estoque parado.
Realizar, por exemplo, promoções e oferecer facilidades no pagamento, como parcelamentos maiores e sem juros, pode ser uma boa saída principalmente para quem trabalha com estoque perecível e precisa ficar atento aos prazos de validade. Pense que você já pagou pelos produtos que estão no seu estoque e o foco agora é evitar ao máximo o prejuízo, portanto reduzir a margem de lucro e melhorar as condições de pagamento para seus clientes pode ser a salvação para evitar desperdícios.
Outro ponto importante é se lembrar de que, agora, seus clientes estão em casa, por isso o uso de plataformas digitais para as vendas é essencial, principalmente para as empresas pequenas, que devem aproveitar todos os meios de cadastro de clientes para oferecer seus produtos em estoque. Se puder entregá-los em domicílio, melhor ainda, se não, talvez seja a hora de começar a oferecer esse serviço ou fazer uma parceria com quem já oferece.
Por fim, a pandemia de coronavírus nos colocou em um momento de minimizar perdas, por isso opte por pelo não reabastecimento de produtos menos procurados e em manter os estoques sempre mais vazios do que cheios, a menos que você tenha total segurança da vazão do seu produto. Para conseguir ter essa segurança e controlar com mais precisão o comportamento do seu estoque, considere a ajuda de um sistema de gestão como o Easy ERP, que integra os seus departamentos de vendas e de estoque e é capaz de gerar relatórios que vão permitir conhecer em detalhes o movimento de qualquer produto.
Seja em tempos de pandemia de coronavírus ou em momentos normais, manter o total controle do seu fluxo de estoque, fazendo uso da tecnologia para automatizar o gerenciamento e gerar informações confiáveis e atualizadas, é a melhor forma de evitar desperdícios e inibir o problema do estoque parado.