Antes da pandemia de Covid-19, funcionários desmotivados já configuravam uma preocupação entre as empresas de maior sucesso, que constantemente investem em formas inovadoras de manter suas equipes sempre motivadas. E, em tempos difíceis como estes, em que as relações pessoais sofreram tantas mudanças e a incerteza e a insegurança são os principais sentimentos da sociedade, lidar com funcionários desmotivados tornou-se um problema ainda mais frequente no ambiente de trabalho. 

Como empresário, é preciso ter em mente que funcionários desmotivados são um pesadelo para os seus negócios, pois a falta de motivação leva à falta de produtividade, o que traz grandes problemas para seus processos internos, suas vendas e a estabilidade e o crescimento da sua empresa como um todo.

 

Em tempos difíceis, invista na motivação dos seus funcionários

 

Apesar de parecer difícil ajudar funcionários desmotivados em uma situação tão complicada como a atual, existem duas atitudes simples nas quais toda empresa pode investir para amenizar a situação. A primeira delas é ter empatia. Os líderes e gerentes devem compreender as vulnerabilidades e exibir sentimentos de compaixão, gentileza e suporte em relação aos membros da equipe, dando o exemplo e incentivando-os para que também tenham empatia com os colegas, mesmo que não estejam no mesmo ambiente e que o trabalho esteja sendo realizado remotamente. Empatia gera relações de confiança, o que faz com que os funcionários se sintam compreendidos e cuidados, automaticamente aumentando sua motivação e produtividade.

A segunda atitude é investir em tecnologia para libertá-los da burocracia e tornar seus trabalhos eficientes e mais significativos. As empresas devem se apoiar em todas as ferramentas tecnológicas possíveis que reduzam burocracias e facilitem o trabalho colaborativo e em equipe. Hoje, é indispensável que a informação possa ser acessada facilmente e de forma integrada entre os setores de uma empresa. Assim, ter um ERP como o Easy ERP permite o acesso a dados em tempo real e a automatização de diversos processos e tarefas que drenariam horas de trabalho da sua equipe. Isso torna o trabalho muito mais simples, ágil e eficiente, facilitando as interações entre seus times e eliminando tarefas repetitivas que acabam com a motivação de qualquer um.

Se soubermos lidar com a situação, é possível que a pandemia deixe um legado bastante positivo com relação à motivação dos funcionários. Dar a eles espaço para que se sintam compreendidos e, ao mesmo tempo, ferramentas para que possam realizar seus trabalhos de forma otimizada e eficiente certamente trará grandes melhorias para o engajamento, a produtividade, a colaboração e a inovação dentro da empresa.

Deixe um comentário