O principal objetivo de uma empresa é sempre ser bem-sucedida naquilo que faz, atendendo à necessidade do mercado de forma a gerar retorno suficiente para, primeiro, pagar o investimento feito nela e, depois, se manter, gerar lucro e crescer.
 
Diversas empresas são abertas todos os anos no Brasil, oferecendo a mais variada gama de produtos ou serviços e, no entanto, segundo um levantamento do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma em cada quatro empresas quebra antes mesmo de completar seu primeiro ano. O maior desafio para o empreendedor é conseguir superar essa estatística e garantir o sucesso de seu negócio, ou, ao contrário disso, saber a hora de parar e mudar de rumo.
 
Muitas vezes, o empreendedor abraça uma ideia sem ter o domínio ou o preparo suficiente para levá-la adiante, ou, por outro lado, o mercado é quem pode ainda não estar preparado para recebê-la. Em ambos os casos, o resultado acaba sendo o fracasso do negócio.
 
Quando o empreendedor se vê nessa situação, existem duas saídas mais prováveis: saber encarar a hora de parar e mudar de rumo ou analisar e planejar as melhorias e investimentos viáveis que podem ser feitos para solucionar os problemas do negócio atual e fazê-lo vingar. Ambas as alternativas exigem do empreendedor coragem, disposição, investimento e muito planejamento.
 
O mais importante, é que o empreendedor saiba enxergar a empresa como um projeto financeiro e não um projeto sentimental, pois só assim ele terá as condições necessárias para julgar a hora certa de desistir ou de parar para analisar as mudanças necessárias para melhorar a empresa e suas chances de permanecer firme, em vez de apenas deixar-se afundar com o barco por questões emocionais.

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