A curva ABC baseia-se em um princípio elaborado pelo economista Vilfredo Pareto, o “Princípio de Pareto”, que, com base em estudos, diz que 80% das riquezas concentram-se nas mãos de 20% da população, lógica esta que foi depois aprofundada por Joseph Moses Juran, o qual postulou que, em muitas situações, 20% das causas são responsáveis por 80% das consequências. Trazendo isso para o contexto empresarial, a curva ABC tem sido amplamente aplicada em estratégias de gestão postulando que, por exemplo, 20% dos clientes representam 80% das vendas ou 20% dos produtos representam 80% do estoque.

Curva ABC

Definindo um critério de classificação como base, por exemplo, a margem de lucro, a curva ABC vai classificar os produtos em três faixas por sua importância, sendo que a A corresponde aos produtos mais relevantes, ou seja, os 20% que dão 80% de lucro, a B corresponde aos 30% que dão 15% de lucro e a C, aos 50% restantes que dão apenas 5% de lucro. Essas não são regras fixas, mas são parâmetros iniciais cuja classificação facilita a análise, evidenciando o que é mais importante e permitindo que melhores resultados sejam gerados dentro do escopo avaliado.

Através do cruzamento de informações, é possível usar a curva ABC para melhorar as estratégias de vendas, estoque, clientes e vários outros. No entanto, para conseguir as informações necessárias para usar o método, o Easy ERP é uma solução indispensável, permitindo a coleta rápida e prática de dados confiáveis de todas as áreas de sua empresa para alimentar corretamente a curva ABC e extrair dela os melhores resultados.

Com os dados armazenados pelo Easy ERP, sua empresa será capaz de ajustar movimentos de acordo com as informações da curva ABC, permitindo um outro nível de análise e a tomada de decisões assertivas baseadas no que for mais importante e impactante para o seu negócio.

Deixe um comentário