Estabelecer uma relação de confiança com seus clientes é algo valioso que toda empresa deve almejar. Ter clientes que possuem respeito pelo seu trabalho ou produto gera relações fiéis que podem durar anos e anos, e esse é o sonho dourado de qualquer empresário.
Apesar de parecer difícil conquistar a confiança dos clientes, a base é bem parecida com a de qualquer outro relacionamento: é preciso esforço, vontade e dedicação, mas também existem algumas estratégias simples que, se colocadas em prática, podem ajudar qualquer empresa a se tornar capaz de estabelecer vínculos saudáveis com seus clientes.
Em primeiro lugar, seja atencioso e empático desde o primeiro contato estabelecido, seja ele por e-mail, telefone ou pessoalmente. Mostrar que você se importa em atender todas as necessidades da melhor forma possível é a base para começar um relacionamento de confiança.
“Procure estar sempre em contato com seus clientes, mantendo um follow-up constante e sempre disponível para receber feedbacks e disposto a esclarecer dúvidas”
A segunda dica é apresente seu trabalho ou produto de forma clara e objetiva. Ninguém gosta de complicações ou burocracias e, se o cliente não conseguir entender claramente todas as etapas da negociação, da entrega e dos resultados que terá com seu serviço ou produto, pode ter a sensação de que está sendo “enrolado”, o que é péssimo para a imagem da sua empresa e compromete qualquer relação de confiança.
A terceira dica é conte com uma equipe preparada, que sabe lidar com os clientes, tem todas as informações à mão e é capaz de explicar e sanar todas as dúvidas de forma simples. Nessas horas, contar com a ajuda de um CRM e um ERP é imprescindível para dar à sua equipe a capacidade de trabalhar com dados atualizados e sincronizados entre os departamentos, assim você não corre riscos de, por exemplo, vender produtos que não estejam em estoque ou passar orçamentos inviáveis, o que, sem dúvida, complicaria bastante o laço de confiança que sua empresa está tentando construir com o cliente.
Por fim, esteja sempre disponível para seu cliente, pois de nada adianta trabalhar duro para dar a ele uma atenção extraordinária no início do projeto e depois desaparecer. Portanto, procure estar sempre em contato com seus clientes, mantendo um follow-up constante e sempre disponível para receber feedbacks e disposto a esclarecer dúvidas.