Na correria do dia a dia, fica complicado encaixar reuniões longas, principalmente aquelas nas quais não existe objetividade ou que poderiam ser resolvidas através de um e-mail. Confira essas dicas para otimizar reuniões e ganhar produtividade:

1. Tenha um planejamento
É preciso determinar, com antecedência, quem vai liderar a conversa, em que local ela vai ocorrer, que assunto será discutido e qual vai ser a sua duração.

2. Defina um objetivo
Quando o objetivo é claro as pessoas já podem se munir das informações que serão necessárias para leva-lo adiante.

3. Saiba quem deve ser chamado
Convoque pessoas necessárias. Veja quem realmente necessita participar desse encontro, quem irá contribuir para a reunião.

4. Estime bem a duração do encontro
Dimensionar quanto tempo uma reunião deve durar é essencial para que ninguém perca tempo a mais do que o necessário. Por outro lado, se ela se estender por uma hora e meia além do que estava previsto, os participantes podem perder compromissos e ainda perderem o foco porque estão preocupados com esse atraso.

5. Evite desvios
Mantenha o foco. “É preciso evitar desvios”. “O líder da reunião tem a função de manter a conversa nos trilhos.”
[Fonte: Vagas https://goo.gl/B21MH2 ]

Mesmo usufruindo dessas dicas, ainda sente que a correria do mundo corporativo só aumente e o tempo fica cada vez mais escasso? Talvez esteja na hora de sua empresa adotar um sistema de gestão empresarial (ERP). Conheça aqui o Easy ERP, uma solução eficaz com um excelente custo x benefício. 

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