Em uma realidade em que a sustentabilidade e a economia se fazem mais urgentes do que nunca, o papel é um item natural e custoso que não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar. Em qualquer empresa, imprimir notas fiscais, recibos, contratos, planilhas e diversos outros documentos é uma necessidade comum para manter a organização e o funcionamento das tarefas. E, nessa situação, a empresa é quem precisa arcar com todos os gastos com papel e impressão.
Uma pesquisa de 2020 realizada com varejistas online pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) concluiu que 8,5% do faturamento anual desses comércios acaba sendo gasto com papel. Considerando que esse tipo de comércio é focado no meio eletrônico, é totalmente verossímil concluir que outros tipos de empresas que realizem suas vendas de formas variadas acabem tendo uma porcentagem ainda maior de seu faturamento dedicada a gastos com papel, o que é algo inaceitável.
Além desse inconveniente, outro problema que o uso do papel gera é o grande risco de segurança e perda de informações caso algum desses documentos impressos acabe sendo perdido. Sendo assim, analisando esse cenário nada favorável, a melhor e mais rápida solução para esse problema seria diminuir ao máximo o uso do papel.
Para conseguir reduzir gastos com papel e impressão, existem diversas atitudes que sua empresa pode começar a praticar, como imprimir em ambos os lados da folha sempre que possível, usar o modo econômico da impressora para gastar menos tinta, preferir enviar boletos, cobranças e notas por e-mail, dentre outros.
Além dessas ações, uma das melhores soluções para reduzir gastos com papel é digitalizar ao máximo todo o funcionamento da sua empresa. Para isso, adotar um sistema ERP é fundamental, uma vez que ele é totalmente digital e permite o armazenamento seguro e a atualização automática de informações de todos os setores da sua empresa, bem como o compartilhamento integrado dessas informações entre eles. Além disso, um ERP como o Easy ERP oferece uma infinidade de soluções fiscais que automatizam diversos processos e reduzem substancialmente a burocracia com esses tipos de tarefa, o que, consequentemente, reduz também a quantidade de papel necessária.
Reduzir gastos com papel e impressão na empresa é uma atitude essencial para quem quer otimizar recursos financeiros e evitar desperdícios ao mesmo tempo em que pratica a sustentabilidade. Por isso, utilizar ferramentas digitais e um sistema de gestão para o armazenamento e acesso das informações é o segredo tanto para a economia quanto para a segurança dos seus negócios.