Ao pensar em cortar custos em um negócio, pode parecer ser mais coerente começar pelas despesas mais pesadas no orçamento. No entanto, muitas vezes, o problema pode ser solucionado apenas realizando uma boa organização e gestão das pequenas despesas da empresa.
Justamente por, a princípio, não envolverem produtos ou serviços que sejam caros, as despesas menores podem muito mais facilmente extrapolar os limites necessários e, assim, acabarem passando despercebidas e gerando um consumo e um gasto exagerados em seu negócio. Outro fator que pode iludir os gestores é que essas despesas geralmente envolvem as contas de energia, água, telefone, papel e afins, que são itens básicos e indispensáveis e, por isso, podem levar o gestor a pensar que não podem ser alterados ou reduzidos por medo de comprometer o funcionamento do negócio.
Mas a verdade é que essas são as áreas nas quais mais é possível aplicar a ideia de consumo consciente e gerar economia de custos, sem contar também a consequente economia de recursos do meio ambiente. Para tanto, vale a pena investir em campanhas de conscientização para seus funcionários incentivando práticas como desligar o monitor e o ar-condicionado ao sair da sala, não deixar torneiras abertas ou pingando, evitar fazer chamadas telefônicas desnecessárias, imprimir somente o estritamente necessário, substituir os copos de plástico pelos de vidro ou encorajar que os funcionários tragam suas canecas e copos favoritos para a empresa, entre outras pequenas atitudes.
Com algumas pequenas mudanças nos hábitos, é possível reduzir os custos do seu negócio significativamente sem precisar fazer cortes em outras áreas ou serviços que, aparentemente, estejam pesando mais no orçamento.