Uma das tarefas mais difíceis na vida de um gestor comercial é desenvolver e conseguir manter um alto desempenho na performance de sua equipe de vendas. A dificuldade dessa tarefa ocorre por conta de um fator muito simples e inerente ao ser humano: somos todos diferentes e, por mais que os treinamentos, ferramentas e estímulos oferecidos sejam os mesmos para todos, cada membro do seu time assimilará isso de uma forma particular, e o desempenho invariavelmente não será o mesmo de vendedor para vendedor.

No entanto, as diferenças são algo positivo, que, quando exploradas da maneira certa pelo gestor, passam a contar pontos a favor no desempenho da equipe como um todo. Nessa situação, um software CRM pode ser uma ferramenta bastante útil para mapear competências e comportamentos e ajudar a avaliar o desempenho tanto coletivo quanto individual da sua equipe de vendas.

Por meio dos registros que cada membro da sua equipe de vendas faz no CRM, é possível perceber as qualidades que estão presentes ou não em cada vendedor, como agilidade, proatividade, sociabilidade, flexibilidade, foco, criatividade, capacidade de negociação, dentre outras. Com isso, você poderá visualizar na forma de indicadores precisos e simples qual a melhor forma de combater os pontos negativos que estão afetando os resultados e trabalhá-los de forma a torná-los algo positivo, além de ter uma clara noção do que falta para que as metas sejam atingidas.

O fato de um membro da sua equipe atingir ou não as metas é apenas um indicador em toda a sua lista de características como vendedor, e por isso não é suficiente para melhorar significativamente o potencial da sua equipe de vendas. Construir um time com alto desempenho é uma tarefa árdua que se faz por meio de muita dedicação e constante aprimoramento, por isso é importante ter em mãos o máximo de informações que você puder para que, assim, seja capaz de analisar e acompanhar cada detalhe que está dando certo ou errado e criar uma equipe variada e de sucesso.

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