A preocupação generalizada com esse tema não mostra a realidade tal como ela deve ser encarada. Nossa vida é muito mais do que trabalho e família. Há outros cinco fatores que estão sendo deixados de lado e que afetam diretamente a felicidade das pessoas – saúde, cultura, comunidade, matéria e espírito.

Assim, a busca pela felicidade deve ser estendida a esses outros fatores que têm influência direta no seu bem estar. O equilibro destes sete temas é o que deve ser buscado pelas pessoas a fim de ter uma vida boa.

Vamos então explorar mais os 7 fatores que devem ser entendidos para que tenhamos uma vida feliz e satisfatória em todos os sentidos.

1. Saúde
Sem ela, você é incapaz de melhorar os demais aspectos que influenciam sua vida. Alimente-se bem, beba água, durma o suficiente para seu corpo recarregar as baterias. Regule seus horários e não brigue com o seu biorritmo. Faça check-ups periódicos, frequentando médicos e dentistas. Lembre-se que a prevenção é mais barata e traz mais resultados. Pratique esportes. Encontre uma atividade que mexa com coração e pulmões. Busque o que te dar prazer para fazê-lo continuamente. Medite, ria e cultive o bom humor!

2. Família
Cuide dela, seja grande ou pequena. Respeite suas origens e as aprecie. Dê atenção aos seus filhos e os acompanhe em suas vidas. Compartilhe vitórias, elogie, brinque. Participe dos encontros de família. E não se esqueça de cultivar também os amigos – eles também são sua família. Mantenha contato, encontre-os. Fortaleça seus relacionamentos com alegria e prazer. Converse, aprenda e aproveite as pessoas que são importantes para você.

3. Trabalho
Tenha uma carreira e siga sua vocação. Desenvolver competências é bastante desejado – para obtê-la, busque conhecimentos, desenvolva habilidades e tome atitudes. Tenha prazer e entusiasmo para garantir produtividade no trabalho. Trabalhe com inteligência. Seja verdadeiro, e cuidado para não ser pego nas armadilhas do escritório. Crie relacionamentos e invista em sua rede de contatos. Consiga se ver daqui a 5, 10, 20 anos. Administre seu tempo e não leve trabalho pra casa. Tenha entusiasmo, paixão e empolgação no que faz.

4. Cultura e lazer
Invista em conhecimento e também autoconhecimento. Leia jornais, revistas, livros. Ouça rádio, veja televisão. Conheça de tudo um pouco – isso te dará repertório e te tornará mais interessante e sociável. Vá a shows, teatro, exposições, museus, cinema, bares e restaurantes. Faça cursos, aprenda outro idioma. Desenvolva habilidades. Mexa com seus sentidos e tire férias regularmente.

5. Sociedade e comunidade
Aprenda a conviver e busque integração – seja no trabalho, em happy hours com os colegas, nas reuniões de condomínio ou nas atividades da escola dos seus filhos. Veja os amigos, saia com eles. E faça parte da comunidade, seja através de trabalhos voluntários, seja participando de algo ativamente. Seja solidário.

6. Bens materiais
Não há problemas em querer bens materiais. Você pode querer uma boa casa, um carro, roupas legais, comida gostosa. O que não se deve fazer é somente querer isso. Tenha satisfação com o que você tem. Busque mais, mas busque o alcançável.

7. Mente e espírito
Tenha caráter, valores, ética e moral. Use seu cérebro como refúgio. Cultive e explore o sentimento de fé para superar obstáculos – mesmo sem ser religioso e sem seguir alguma doutrina específica. Sua crença está dentro de você.

Explorando esses sete influenciadores de nossas vidas e buscando um equilíbrio saudável entre eles, estamos mais próximos de sermos felizes. Devemos apreciar as coisas simples, mas sermos firmes e sabermos dizer não. Reconhecer nossas conquistas é fundamental, e desfrutar dos momentos é o que faz valer a pena. Afinal, não sabemos como será o nosso amanhã. [Conteúdo produzido por Nathália Tramontina  e extraído do Portal de Ideias – https://goo.gl/aijpvN]

Deixe um comentário