Cobrar o preço ideal pelo seu produto ou serviço é um dos pontos chaves para o crescimento dos seus negócios. E, no caso de um comércio atacadista, em que os produtos são o coração do negócio, cobrar o preço certo por cada um deles, com total controle sobre a margem de lucro, é a diferença entre o sucesso ou o prejuízo.

Como se sabe, a margem de lucro é o valor remanescente do preço do produto depois que são deduzidos os custos e despesas para sua produção e processo de venda. Pode parecer um cálculo simples, mas é importante lembrar que ele pode ser mais complexo do que parece, pois envolve também os valores de impostos e taxas que incidem sobre o tipo de produto comercializado, e sabemos que esse tema no Brasil é especialmente complicado pelo grande número de tributos existentes e as particularidades de cada um.

Além disso, a margem de lucro almejada influencia, obviamente, no preço final do produto, o que, no comércio atacadista, é um ponto especialmente importante para estar à frente da concorrência, pois é um fator de alto impacto e determinante na decisão dos clientes pelo seu produto ou o do concorrente.

Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é indispensável e fundamental para ser capaz de controlar todas as variáveis da formação de preço de forma precisa e livre de erros e chegar o mais próximo possível da margem de lucro ideal. Se sua empresa possui um bom ERP, por exemplo, a ferramenta garantirá uma apuração de dados e um levantamento de custos muito mais fidedignos de todo o seu processo, o que melhorará consideravelmente sua capacidade de realizar esses cálculos.

Entender o valor ideal para a margem de lucro da sua empresa é fundamental para a saúde econômica do seu negócio, portanto fique de olho nela! A margem de lucro não só é importante para o faturamento direto da empresa, como também possibilita a realização de planejamentos estratégicos para tornar as vendas cada vez mais eficientes e manter os negócios sempre na via do crescimento.

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