No ritmo da atualidade, em que contatos, serviços e conexões são rápidos, mas também efêmeros, e nada e nem ninguém é insubstituível, não é mais viável ficar apenas esperando que os clientes cheguem até você e permaneçam fiéis para sempre. Procurar divulgar sua empresa em lugares frequentados pelos possíveis clientes, sejam esses reais ou virtuais, é sem dúvida essencial para se fazer conhecido e sempre presente na memória deles, garantindo seu público. É a já difundida ideia de “estar onde os clientes estão”.
 
No entanto, hoje, apenas isso também continua não sendo totalmente eficiente. É preciso ir mais além e estabelecer aproximações e conexões mais profundas entre seu produto e seu cliente. Procurar fazer um estudo sobre seu público-alvo, os costumes, que tipo de linguagem ele usa, como se comporta, suas necessidades, os lugares que frequenta e outras informações são a chave para entender o que seu cliente quer e poder se aproximar dele oferecendo seu produto da forma correta.
 
Depois disso, é preciso ainda seguir acompanhando as mudanças d seu público, quais outras necessidades vão surgindo e também as inovações do mercado e da tecnologia para melhorar sempre não apenas seu produto, mas também a abordagem ao cliente.
 
É um erro pensar que ter um “caderninho de contatos” é estar seguro no mercado. Mantenha-se sempre próximo, alimente suas conexões, procure entender os interesses e busque sempre também por novos contatos. Não basta apenas estar onde o cliente está, é preciso, além de estar sempre lá, também se comunicar com ele de forma que ele entenda e se identifique.

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