Diante da crise econômica, cuidar da sua rede de contatos é mais importante do que nunca. Mas o seu networking só renderá frutos se você respeitar estas regras.

Networking é um investimento de longo prazo, é inútil tentar ativá-lo do dia para a noite
O objetivo é ser a pessoa a quem todos recorrem quando precisam de uma solução – até chegar à sua vez de solicitar algo a seu favor.

Para organizar um estratégia de networking eficiente para enfrentar a crise, é preciso ter em conta algumas orientações específicas para este momento do mercado. Veja a seguir 4 delas:

1. Não gaste energia desnecessariamente
Foco é importante para administrar a sua rede de contatos em qualquer momento. Mas é especialmente relevante em contextos desfavoráveis ao emprego.
É mais estratégico mirar em poucos , porém bons contatos.

2. Seja capaz de escutar
É bom lembrar que, na crise, você não é o único a enfrentar dificuldades. Além de soar antipático, falar apenas de si dificilmente trará algum resultado. Afinal, um bom networking sempre propicia situações de “ganha-ganha”.
Ouvir a história do outro – e fazer o máximo possível para ajudá-lo direta ou indiretamente – é uma postura mais humana e estratégica.

3. Não perca o bom humor
Pessoas muito pessimistas ou ansiosas costumam afastar as demais quando tentam fazer networking. Em vez de agir como se cada café com um conhecido fosse uma entrevista de emprego, é melhor respirar fundo e tentar interagir de forma leve e serena.

4. Aproveite a “boa maré” para o networking
Isso mesmo: embora a economia esteja atravessando uma fase sombria, o momento não poderia ser melhor para reaquecer a sua rede de contatos. Com a crise, o mercado fica mais aberto do que nunca para o networking. As pessoas estão mais inseguras, elas também se tornam mais receptivas a aproximações”.

[ Fonte: https://goo.gl/IxVT5O ]

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