Está pensando em vender on-line? Para quem está pensando em ter uma loja on-line, é importante saber de algumas informações. Confira essas 10 dicas elaboradoras pelo nosso parceiro Climba Commerce:

 

 

 Dica 1 
Quero vender pela internet, o que fazer? O que é e-commerce? O que é loja virtual? 
E-commerce é a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial feita através da internet.
Loja virtual, loja online ou e-commerce nada mais é que um site onde permite vender pela internet produtos ou serviços. O cliente acessa a loja por meio de um dispositivo eletrônico (computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros), em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, escolhe o produto, realiza o pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário e recebe, em um prazo determinado, o produto em casa. 

 

 Dica 2 
Que tipo de conhecimento em informática devo ter para administrar uma loja virtual? Quem contratar para administrar a loja? 
Você não precisa se tornar um programador ou um expert em informática para abrir uma loja virtual. O gerenciamento da loja é feito de forma bem simples, portanto, não exige nenhum conhecimento avançado em informática ou qualquer tipo de conhecimento em programação para administrar um e-commerce. Inicialmente você mesmo poderá administrar, no entanto, contratar um profissional exclusivamente para isso, dependerá do tamanho da sua empresa e dos seus objetivos na internet, para que supra perfeitamente sua necessidade.

 

 Dica 3 
Como é feito o cadastro dos produtos? Quem faz o cadastro? 
Não tem segredo, toda a administração da loja virtual é realizada pelo próprio lojista. Você não precisa ter nenhum conhecimento em informática avançado, pois o painel de controle da loja virtual é de fácil acesso, simples e prático.
O processo é idêntico a loja física, porém, o lojista virtual tem a vantagem de ter um sistema prático para gerenciar seus produtos, afinal, é você quem vai cadastrar, conforme a categoria ou sub-categoria, especificando cor, modelo, marca, tamanho, medida, peso, entre outras características. No momento do cadastro, você insere uma descrição, o preço do seu produto e seleciona a quantidade de fotos e vídeos necessários.

 

 Dica 4 
Tenho uma loja física e quero ter o meu estoque integrado com o estoque da loja virtual. É possível?
É possível sim, existem plataformas de e-commerce que fazem integração com o sistema instalado na sua empresa. Dessa forma, os produtos que constam no sistema da loja física vão diretamente para a loja virtual, ou seja, todos os produtos em estoque da sua loja física, podem ser vendidos na loja virtual também, de forma rápida e sem a necessidade de recadastro dos produtos.
Para emitir a nota fiscal do produto vendido virtualmente, é muito fácil, pois os pedidos que são realizados na loja virtual vão diretamente para o sistema da loja física, logo, as notas fiscais podem ser emitidas normalmente como você emitiria na loja física. De maneira rápida e fácil você tem seu estoque unificado entre as duas lojas.

 

 Dica 5 
Quais são as formas de pagamento que posso oferecer na loja virtual? Como recebo o dinheiro?
A melhor parte do negócio é vender, porém, melhor ainda é receber de forma segura. As lojas virtuais devem oferecer aos clientes diversos meios de pagamento. Atualmente, o cartão de crédito e o boleto bancário são os meios mais utilizados pelos lojistas. Pense no seu cliente, quanto mais opções, melhor. Há duas formas de receber o dinheiro, através das formas de pagamento direto ou através das intermediadoras de pagamento. A liberação do pedido é feita após a comprovação do pagamento. Quais são as formas de pagamento que posso oferecer na loja virtual? Como recebo o dinheiro?
•    Boleto bancário
•    Cartão de Crédito e Débito
•    Depósito Bancário
•    Intermediadoras de Pagamento (PagSeguro, PayPal, etc.)

 

 Dica 6 
Quais são as formas de envio? Como é feito o cálculo do frete?
O grande diferencial das lojas virtuais para as lojas físicas, é a comodidade do cliente receber seu produto em casa. Porém o frete tem um poder de in?uência muito grande durante a compra, por isso, deve ser tratado de forma especial no planejamento de seu e-commerce. O lojista pode oferecer as modalidades de entrega via Correios (entrega expressa, que utiliza o serviço SEDEX, ou econômica, com prazo de entrega maior, porém, com preço mais acessível), transportadoras, carros próprios, motoboys, etc. O cliente que deverá escolher o serviço que melhor se encaixa, através dos preços e prazos que o lojista irá ofertar no momento da compra. Para calcular o frete a ser pago, os Correios utilizam dois modos de cálculo: cobrança por peso ou por peso cubado.

 

 Dica 7 
Como eu sou avisado dos pedidos feitos na loja? Como eu aviso o cliente que enviei o pedido? O cliente recebe algum tipo de e-mail quando compra?
Tanto o cliente como o lojista são informados por e-mail a cada alteração de status dos pedidos. Os e-mails são disparados de forma automática na confirmação de cadastro do cliente, novos pedidos, confirmação de pagamento, confirmação de envio, confirmação de entrega, entre outros. Todos esses e-mails são gerados automaticamente, ou seja, o lojista não precisa criar, nem enviar manualmente, dessa forma, todos seguem o mesmo padrão de envio. É essencial trabalhar com comunicação constante com o cliente, pois assim o mesmo fica seguro que o pedido está sendo encaminhado e logo o receberá. Outra possibilidade para obter essas informações, é o acesso no painel de controle, onde o lojista e o cliente podem acessar e acompanhar o status do pedido, se o pagamento foi aprovado, prazo de entrega, número de rastreamento, etc.

 

 Dica 8 
Eu preciso ter um domínio registrado? O que é um serviço de hospedagem?
Primeiramente vamos entender o que é domínio. Domínio é um nome que serve para localizar e identificar sua empresa na internet, é a base de toda sua identificação profissional.
É composto por um nome e uma extensão. A extensão mais utilizada no Brasil é .com.br, se você optar por essa, o primeiro passo a ser dado é acessar o site www.registro.br e verificar se o domínio que você deseja registrar, o nome da sua empresa, por exemplo, está disponível.
Se o domínio já estiver sido registrado por outra pessoa, o próprio Registro.br mostrará outras opções para você escolher. 

Depois de registrar seu domínio você precisa ter um serviço de hospedagem. O serviço de hospedagem é onde você armazena seu e-commerce e disponibiliza-o na internet. Basicamente, armazena todos os arquivos que são necessários para visualizar sua loja virtual, como arquivos de textos, imagens, vídeos ou qualquer outra funcionalidade que a loja possui. Ou seja, a sua loja virtual poderá ser acessada 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo. Os planos de hospedagem também permitem que você tenha um e-mail próprio, como contato@nomedasualoja.com.br, tornando seu negócio ainda mais sério e exclusivo

 

 Dica 9 
SEO – Search Engine Optimization. O que devo saber sobre isso?
Todo mundo quer estar bem posicionado no Google, certo? E claro, sem pagar nada por isso. O grande problema é que o Google só tem dez posições na primeira página e assim como você, todo mundo também quer estar ali.
Search Engine Optimization (SEO) também conhecido como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas, compreende técnicas que têm como principal objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em páginas de resultados de mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, trabalhando palavras-chave no conteúdo do site de forma que ?que melhor posicionado.
Otimizar o posicionamento do seu negócio é de grande importância para ganhar maior credibilidade, atrair clientes novos, fidelizar os já conquistados e ainda aumentar a rentabilidade da sua empresa. O bom posicionamento depende da relevância do site, essa relevância é de?nida por algoritmos, urls claras e otimizadas, bom senso na criação do site, utilização dos padrões web, palavras-chave no conteúdo do site, títulos de páginas racionais, correta utilização das tags html, links amigáveis, entre outras funcionalidades que auxiliam na otimização e no melhor rankeamento da loja virtual em sites de busca.

 

 Dica 10 
O que devo fazer depois de ter a loja virtual implantada? Como faço para monitorar as visitas? O que devo saber sobre Google Analytics?
Após seu e-commerce ser colocado online é preciso medir constantemente os dados de navegação e interação dos usuários para que possa entender e otimizar sua loja, afim de trazer mais retorno e também utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras. Parar medir esses dados, gratuitamente, faz-se o uso de uma ferramenta de Web Analytics do Google, uma ferramenta fácil de usar e muito eficiente.
É possível monitorar e rastrear os acessos e comportamentos dos usuários na loja virtual, originado de rede social, blog ou afins.

Com essas informações, fica bem mais fácil entender o que está acontecendo, planejar promoções e até desenvolver novos produtos de acordo com as pesquisas dos usuários. Medir resultados é fundamental em qualquer área, por isso, acompanhar o número de visitas do seu site, as páginas mais vistas, o tempo médio visitado, os produtos mais vistos, os termos que são mais procurados pelo usuário, enfim, todas essas informações podem lhe ajudar a gerenciar seu negócio.

 

Conte com o Easy ERP + Climba para você aproveitar o máximo da gestão e e-commerce do seu negócio!

 

Via Climba. 

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