O fluxo de caixa é o registro de um movimento que faz parte de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno: o de entrada e saída de capital. Suas informações são de extrema utilidade, uma vez que, com elas, é possível visualizar e gerenciar o saldo da empresa com clareza e de forma diária, semanal, mensal ou anual, fazendo com que o empreendedor seja capaz de prever situações de superávit ou de déficit a curto e a longo prazo e, assim, possa tomar decisões que prezem pela saúde financeira da empresa com maior segurança.

O grande segredo para o bom funcionamento de um fluxo de caixa é estabelecer uma rotina para o registro exato de todas as movimentações financeiras. Quanto mais próxima da realidade for a projeção do seu fluxo de caixa, mais conhecimento e poder de previsão sobre seu próprio negócio você terá em suas mãos.

No entanto, como os movimentos de entrada e saída de capital acontecem em prazos diferentes, e com as muitas tarefas que já fazem parte do funcionamento da empresa, registrar essas entradas e saídas pode se tornar uma armadilha, com planilhas complexas, ineficazes e um verdadeiro caos de imprecisão, causando um efeito reverso e levando os negócios ao descontrole financeiro.  

Para ajudar na realização dessa tarefa, um sistema de gestão como o Easy ERP pode ser muito útil, uma vez que ele é capaz de fazer o fluxo de caixa de forma automatizada e de se adaptar mais facilmente ao cotidiano da empresa do que as planilhas. Com o sistema, as áreas de sua empresa funcionam de forma integrada e as informações relevantes são automaticamente registradas e podem ser acessadas de forma muito mais simples e livre de erros.

Com a certeza de que os dados financeiros estão atualizados e corretos, seu fluxo de caixa será uma ferramenta poderosíssima em suas mãos, que garantirá uma situação financeira positiva para sua empresa em qualquer período.

Deixe um comentário