19 3869.6161   •   vendas@origembr.com.br
suporte   •      

Redução de estoques: a forma mais lógica de reduzir perdas e custos

Sistema de Gestão, Equipe, Gestão, Distribuidores, Negócio, Competência, Outros, ERP, Sistema de gestão

Uma das questões que impactam diretamente os resultados econômicos de uma empresa é o tamanho do seu lote de produção e os custos de estoque que seu armazenamento pode gerar. Segundo estudos, os custos com armazenagem e manutenção de estoques representam o segundo maior vilão dos custos logísticos, perdendo apenas para os custos de transporte.

Um lote em estoque gera para a sua empresa, dentre outros, custos de espaço, de serviço de estocagem e de risco de estoque, estando sujeito a perdas por conta de prazo de validade, danos ou desvios de mercadoria. Além de representar um capital parado de sua empresa, o estoque ainda é um capital em constante risco de gerar mais perdas do que ganhos caso não seja vendido dentro do esperado.

Por isso, uma medida eficiente para reduzir custos e evitar perdas, de acordo com a filosofia Lean, seria eliminar totalmente os estoques e trabalhar apenas sob demanda. Como cumprir esse desafio é praticamente impossível, o ideal seria procurar reduzir ao máximo esses estoques. Além disso, é importante lembrar que a redução do estoque pode prejudicar o custo unitário de produção e por isso é essencial que essa questão seja considerada na hora de definir a redução ideal do lote.

Com tantas variáveis para serem analisadas e colocadas em equilíbrio até que seja possível garantir o menor custo total, é impossível se beneficiar da redução do estoque se a empresa não possuir um sistema de gestão empresarial completo instalado em seu negócio. Dentre os mais completos do mercado, o Easy ERP destaca-se por possuir uma grande diversidade de soluções e funcionalidades voltadas à gestão de estoque, com controle de custos, de venda, de lote, de contagem, de estoque de terceiros e muito mais.

Além dessas vantagens, o uso do Easy ERP ainda permite a armazenagem de todos os dados do estoque, o que possibilita que a empresa trabalhe na redução da estocagem com planos de produção ou com base em previsões dos pedidos de clientes pautadas na análise de vendas em outros períodos e projeções e estimativas para os próximos.

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.