19 3869.6161   •   vendas@origembr.com.br
suporte   •    

Quais os benefícios que um Sistema de Gestão Integrado? ERP, oferece para a minha empresa?

Easy ERP, Sistema de Gestão, Negócio, Investimento, ERP, Sistema de gestão

? Primeiramente, o que é Sistema de Gestão Integrado (ERP)? 
O Sistema Integrado de Gestão é a integração dos dados e processos de uma empresa. Essa integração nada mais é que o controle total de sua empresa em um único sistema. Com ele é possível trazer eficiência na administração de informações comerciais, administrativas, ficais e contábeis. Afim de otimizar processos e claro armazenar de forma segura as informações do seu negócio em um único lugar (Banco de dados).

? Quais benefícios um ERP traz à empresa? 
Entre os benefícios para a empresa, está a maior confiabilidade e confidencialidade dos dados que com a implantação do ERP agora podem ser monitorados em tempo real, e isso se converte na diminuição do retrabalho e consequentemente diminuição de custos com o mesmo. Algo que somente é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos colaboradores que alimentam o sistema (Usuários), pois cabe a eles a responsabilidade de atualizar os dados corretamente, dados esses que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, O ERP dentro de uma empresa funciona da seguinte forma (tomando como exemplo uma empresa de fabricação), uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos até a logística do produto.
 

Confira aqui soluções ideiais para o controle total da sua empresa


? Como escolher pelo melhor software ERP?
Cada empresa irá mostrar o melhor de seu sistema, mas temos 4 indicadores que devem ser levados em conta como fator de decisão. Eles te ajudam a definir pontos fortes e fracos de qualquer sistema de gestão.
 
? Marca?
Pensou em alguma marca de ERP? Talvez você tenha pensado em algumas poucas opções, mas uma coisa é certa: provavelmente pensou em empresas grandes que atuam de forma corporativa.
Escolher um sistema pela marca dará à sua empresa algumas vantagens, mas prepare-se! Por se tratar de sistemas conhecidos eles tendem a ser muito mais caros!




 
? Custo?
Sua empresa tenha um orçamento muito limitado? Pois escolher um sistema pelo baixo custo pode representar grandes riscos de investimento perdido. Por que? São três fatores: Baixo custo, a lucratividade de cada contrato fechado é pequena, então, esses fornecedores devem adotar medidas para atender o maior número de clientes com o menor investimento;
Uma das formas de conseguir isso, é oferecer o sistema sem possibilidade de personalização para reduzir a necessidade de desenvolvedores ou profissionais mais especializados para manter o software;
Pela quantidade de clientes atendidos, o suporte técnico é quase sempre ineficiente e demorado. Você tem que pensar que o seu sistema ERP será o seu melhor funcionário. Vale a pena avaliar todo o investimento.
 
? Recursos?
Importantíssimo este indicador para definir sua escolha. Um bom sistema deve ter todos os recursos necessários para atender as necessidades de sua empresa.
Dê preferência a softwares que oferecem alto nível de integração entre os módulos e que usem recursos modernos que automatizem os processos. Isso significa que o sistema ideal deve fazer com que as informações sejam encaminhadas automaticamente entre os departamentos, sem necessidade de intervenção manual do usuário, eliminando ao máximo o número de planilhas ou soluções paliativas para que o mesmo funcione.
Entre alguns recursos interessantes que um bom sistema ERP deve oferecer estão: movimentação automática de estoque, criação de pedidos de compra pelo mark-up de estoque, conciliação bancária através de arquivos OFX, emissão de NFe e NFSe através de integração direta com prefeituras e SEFAZ, entre outros.
 
? Flexibilidade?
É normal, que uma empresa faça ajustes regulares de processos para melhorar sua performance ou conforme a necessidade de cada uma.
Por isso, ficar atento à flexibilidade de um sistema ERP é um dos principais indicadores para escolher o melhor software para sua empresa.
 
? CONCLUSÃO: Qual a melhor escolha?
Após a análise dos 4 indicadores principais, fica claro que o melhor sistema ERP depende não somente de aspectos técnicos, mas especialmente da estratégia de manutenção oferecida pelos seus fornecedores.
Por isso, prefira empresas com sistemas estáveis e alto grau de personalização (já falamos sobre isso aqui)Geralmente são empresas com estrutura pequena a média, profissionais especializados e com clientes que possam servir de referência.
Um bom indicativo de que o software de gestão é o ideal, é quando seus usuários são fidelizados há alguns anos.
Tenha em mente que empresas que oferecem sistemas nesse modelo podem cobrar um pouco mais, mas é a escolha certa para quem investe em seu negócio com seriedade, uma vez que ‘o barato sai caro’.
A boa notícia: existem fornecedores interessantes com esse perfil.

[Fonte: www.softtecnologia.com.br]

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.