19 3869.6161   •   vendas@origembr.com.br
suporte   •    

Obrigações tributárias: drible a burocracia e ganhe mais eficiência

Fiscal, Obrigações, Taxas, Impostos, ERP, Sistema de gestão

Dentre todas as obrigações de uma empresa, uma das mais complexas e estressantes é manter-se a par de todos os tributos devidos e pagá-los corretamente e em dia. Em nosso país, essa tarefa se torna ainda um pouco mais exaustiva se considerarmos a quantidade exorbitante de tributos e obrigações, superior a 90, dos quais uma empresa deve dar conta, por exemplo: 63 tributos (dentre federais, municipais e estaduais) e 97 obrigações acessórias, para sermos mais exatos. E, para aumentar ainda mais a burocracia, o governo modifica e cria novas normas frequentemente.

No ano passado, o Brasil ocupou a segunda posição no Índice de Complexidade Financeirafeito pela TMF Group, perdendo apenas para a China. E, também em 2018, o relatório Doing Business apontou que as empresas de pequeno e médio porte brasileiras gastam em média 1.958 horas por ano com as obrigações tributárias principais e acessórias, ou seja, são mais de 80 dias de trabalho no ano apenas calculando e pagando impostos.


"O Brasil ocupou a segunda posição no Índice de Complexidade Financeira da TMF Group dentre 94 nações analisadas"

 

A necessidade de simplificar esses trâmites sem dúvida é urgente, mas, enquanto isso não acontece, empresas de todos os tipos se veem obrigadas a dispor de grandes quantidades de dinheiro, tempo e funcionários para garantir que nenhum tributo passe despercebido.

Na tentativa de simplificar ao máximo essa rotina e economizar recursos, o setor fiscal da sua empresa não pode trabalhar sozinho. Contar com a ajuda de softwares e sistemas que se mantenham sempre atualizados e se adaptem facilmente às mudanças de normas fiscais é essencial para manter o controle.

Nesse sentido, sistemas de gestão como um ERP podem ajudar seu setor fiscal automatizando processos, emitindo relatórios mais completos e com mais rapidez, facilitando auditorias e conferências com as normas vigentes e reduzindo a possibilidade de erros.

Para estar sempre à frente no mercado, mantendo a eficiência sem comprometer a conformidade fiscal e vice-versa, investir em recursos tecnológicos para driblar a burocraciahá muito tempo deixou de ser apenas uma opção de modernização e, hoje, é uma necessidade para todos.

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.