19 3869.6161   •   vendas@origembr.com.br
suporte   •      

Chega de problemas com estoque: Conheça a Curva ABC!

Gestão, Distribuidores, Negócio, ERP, Sistema de gestão
 

Nesse momento de adaptação às novas condições de funcionamento do mercado, se torna cada vez mais imprescindível para às empresas entenderem suas demandas e conhecerem bem seus produtos. Para que uma empresa funcione de maneira lucrativa e sem problemas com entrada e saída de produtos, é fundamental que exista um eficiente controle de estoque!

Existem diversos métodos de estoque para empresas, mas trouxemos hoje uma ferramenta muito importante para a classificação de produtos e para a tomada de decisão: a Curva ABC!

A Curva ABC é utilizada para melhorar a gestão e o controle de estoque que, entre tantas ações, inclui mapear as mercadorias pela sua relevância, definindo as que têm maior ou menor giro, evitando assim a falta de itens prioritários ou compras em excesso de itens menos relevantes. O termo ABC é classificado em 3 classes:

 

  • Curva A: É o grupo de itens mais importantes e de valor a serem trabalhados e geridos e que possuem menos produtos em estoque. A curva A representa 80% do que valor do estoque total.
  • Curva B: É o grupo intermediário tanto na importância como na quantidade. Esse grupo representa 15% do valor total do estoque.
  • Curva C: É o grupo de itens menos importantes e valiosos, no entanto, requer atenção por ainda assim ter custo para manter no estoque. Ele representa apenas 5% do valor total do estoque.

Impostos no Brasil

Resumindo: A importância então, está primordialmente
no valor do item dentro do estoque.


Como fazer esse estoque na minha empresa?
Para aplicar esse tipo de estoque em uma empresa é preciso, em primeiro lugar, delimitar se existem itens que se encaixem nos parâmetros A, B e C de importância. Dessa forma será possível separar os itens por grupos, e eleger a importância de cada produto.

Com o avanço da tecnologia, hoje existem ferramentas que possibilitam todo o controle interno da empresa em um único sistema!
Com o EASY ERP, a formulação da curva ABC já surge automaticamente sem precisar sofrer com fórmulas e planilhas! 

Neste cenário de retomada pós-crise, é essencial garantir eficiência e produtividade para alavancar o seu negócio! Conte com o Easy ERP para gerar relatórios com muito mais simplicidade e de alta confiabilidade.

 

Chega de problemas com estoque: Conheça a Curva ABC!

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.
WhatsApp