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Abordagens de cobrança: como evitar a inadimplência sem arriscar perder o cliente

Mercado, Fiscal, Obrigações, Taxas, Impostos

Infelizmente, com a crise enfrentada mundialmente nos últimos meses, o crescimento da inadimplência se tornou uma realidade em todos os setores, o que requer ações imediatas, pois pode se transformar em uma grande ameaça para a saúde financeira de uma empresa. No entanto, a cobrança de inadimplentes é um assunto sempre bastante delicado, pois pode danificar até mesmo a imagem dos seus negócios. Por isso, escolher o modelo ideal de cobrança para o perfil de seus clientes é muito importante.

Existem duas formas básicas de cobrança aplicadas aos negócios atualmente:

  • A primeira envolve a realização de um sistema de cobrança preventivo, ou seja, antes mesmo do prazo de pagamento ser ultrapassado.
  • A segunda, mais popular, é a realização da cobrança quando o prazo de fato já foi extrapolado. Utilizar uma combinação das duas é a forma ideal para evitar o crescimento da inadimplência em sua empresa.

 

 

Quanto às formas de abordagem, a chave para atuar da melhor forma, realizando a cobrança de inadimplentes ou preventiva sem ofender ou danificar a relação com o cliente é conhecê-lo bem. Saber o melhor horário ou o melhor meio (e-mail, WhatsApp, telefonema, carta, visita) de entrar em contato com ele para tratar esse assunto é essencial. Para isso, valer-se de softwares como o Easy CRM Web, que é 100% online e integrado ao Easy ERP, vai ajudá-lo a armazenar e compreender todos os dados mais importantes dos seus clientes, permitindo que sua empresa conheça o perfil de cada um mais profundamente e assim seja capaz de prever ações e fornecer um tratamento muito mais personalizado, com abordagens sempre acuradas.

A cobrança de inadimplentes é inevitável. Se já existe a dívida, ela precisa ser cobrada, podendo-se se valer até mesmo de métodos drásticos, como o envio de cartas, o protesto em cartório ou a contratação de empresas terceirizadas para isso. Mas a cobrança preventiva tem a vantagem de apresentar-se como uma abordagem mais suave, atuando apenas como uma forma de lembrete para o cliente e ainda dando-lhe a vantagem de evitar ter que arcar com multas ou juros caso atrase o pagamento, sendo uma excelente opção para evitar o crescimento da inadimplência antes mesmo de que ela venha a acontecer.

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