19 3869.6161   •   vendas@origembr.com.br
suporte   •    

A próxima revolução industrial já chegou: Indústria 4.0

Mercado, Gestão, Negócio

Hoje, quase tudo que nos cerca está conectado à internet: nossos telefones, TVs, relógios, brinquedos e até utensílios domésticos. A esse cenário de interação tecnológica demos o nome de “Internet das Coisas” (IoT – Internet of Things). Pegando carona nessa ideia, a indústria tem aplicado o mesmo conceito de conectividade em suas mais variadas áreas, do estoque ao controle de máquinas em linha de produção. Esse movimento tem sido chamado de Indústria 4.0, por ser considerada a quarta revolução industrial.

O conceito da Indústria 4.0 se baseia em conectar máquinas, sistemas e ativos para que as empresas possam coletar e processar informações inerentes a eles, permitindo melhor gerenciamento acerca desses recursos. Desta forma, as fábricas poderão ser consideradas mais inteligentes por ganharem capacidade e autonomia em seus processos, podendo prever falhas, agilizar a tomada de decisões e adaptar-se a mudanças, o que pode levar a uma significativa redução de custos e otimização em todas as áreas da indústria.

Para entender melhor as vantagens dessa nova revolução, podemos imaginar uma máquina de produção conectada à internet, enviando em tempo real todas as informações relativas ao seu processo, como capacidade produtiva, modo de operação, tipos de falhas e suas frequências, etc. Todas essas informações podem ser exibidas instantaneamente e de forma organizada para a gerência, além de alimentarem softwares de inteligência artificial, os quais são os responsáveis por predizerem erros e comportamentos que normalmente não conseguimos perceber com olhos humanos.

Empresas do mundo todo já estão fazendo parte desta nova revolução industrial e, ainda que ela esteja apenas dando seus primeiros passos, os benefícios já são inúmeros e notáveis, como redução de custos, customização de produtos, adaptação rápida a mudanças, prevenção de falhas e melhor gerenciamento de processos, uma vez que todos os dados gerados por dispositivos conectados nos moldes da Indústria 4.0 podem ser processados ou gerenciados por sistemas de ERP. Sendo assim, entender mais sobre o assunto e começar a investir na implementação da Indústria 4.0 não apenas é uma excelente alternativa para o agora, como é quase uma obrigatoriedade para manter-se em crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.