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Update Easy ERP [2020.2]

Update Easy ERP [2020.2] Liberado em 05/02/2020

Na rotina de importar planilha em uma proposta existente, não importar itens que façam parte de uma opção que não existe na proposta.

Propostas > Opções Cadastro > Gerar/alterar proposta com importação de planilha > Importar em uma proposta existente

  • Nessa rotina criamos uma função que não vai importar itens da planilha que tenham uma "Opção" que não existe na proposta.
    • Isso foi feito pois para esse tipo de item o sistema não passava pela rotina que contempla os impostos corretamente com base na proposta.
  • O sistema irá avisar o usuário caso haja algum item assim na planilha importada.


Criação de rotina para baixa de múltiplos registros no contas a receber + relatório de baixa de múltiplos registros no contas a pagar e receber.

  • Objetivo:
    • Criar uma ferramenta que permita ao usuário baixar múltiplos títulos do contas a "Receber".
    • Desenvolver um relatório com base nas múltiplas baixas do contas a "Pagar" e "Receber".
      • O "Pagar" já possuí uma rotina de baixa de múltiplos títulos.

No cadastro de contas a "Pagar":

Selecione os títulos desejados com um duplo clique na coluna "S?", depois clique em "Baixar" para abrir a tela de "Baixa de títulos do contas a pagar por seleção".

  • A rotina acima permite a baixa de múltiplos registros. O sistema só permite selecionar títulos a pagar em aberto, sem banco/conta informados e sem vínculo com cheques.
  • Na tela de "Baixa de títulos do contas a pagar por seleção", o usuário pode optar ou não por atualizar o movimento bancário (opção "Atualizar conta corrente"). Se optar por atualizar, deve informar o banco/conta para atualização.

Alterações realizadas:

  • Na tela de "Baixa de títulos do contas a pagar por seleção", ao confirmar a baixa dos títulos selecionados, o sistema irá questionar o usuário se ele deseja imprimir um relatório dos títulos baixados.
  • O relatório contém as seguintes informações dos títulos baixados:
    • Número do documento;
    • Fornecedor;
    • Data de vencimento;
    • Data de baixa;
    • Valor;
    • Juros;
    • Valor pago;
    • Banco;
    • Obs. Baixa;
  • Caso a preferência "Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)" não esteja ativada, o sistema irá exibir uma tela antes da impressão, nessa tela o usuário poderá informar as observações de baixa que desejar exibir no relatório.

Observações:

  • Este relatório somente estará disponível no momento da baixa, não sendo possível gerar novamente o mesmo após fechar sua exibição.
  • O campo Observações do relatório recebe as observações de baixa do título, a empresa pode ter a preferência "Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)" ativa, que faz com que esse campo receba as observações normais do título.
    • Utilitários > Preferências do sistema > Aba 'Financeiro' > 'Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)'
  • No momento da baixa, o sistema exibirá uma mensagem para que o usuário confirme que deseja visualizar um relatório das baixas realizadas.
    • O template é CPBAIXAMULT.fr3.

No cadastro de contas a "Receber":

Selecione os títulos desejados com um duplo clique na nova coluna "Baixa?", depois clique em "Baixar" para iniciar a baixa dos títulos escolhidos.

  • A rotina acima permite a baixa de múltiplos registros.
  • Há algumas regras para que o título possa ser selecionado:
    • Apenas títulos em aberto;
    • Com banco e conta informados;
    • Só permite selecionar múltiplos títulos de um mesmo banco e conta;
    • Sem vínculo com cheques e dinheiro;
    • Se o "Contábil" estiver ativo: Não permite baixar títulos de um período com trava fiscal feita e nem de parceiros sem conta contábil vinculada.
  • Ao clicar no próprio botão da baixa "normal", o sistema verificará que existem diversos títulos marcados e redirecionará automaticamente para a rotina de baixa múltipla.

Alterações realizadas:

  • Após a baixa dos títulos selecionados, o sistema irá questionar o usuário se ele deseja imprimir um relatório dos títulos baixados.
  • O relatório contém as seguintes informações dos títulos baixados:
    • Número do documento;
    • Fornecedor;
    • Data de vencimento;
    • Data de baixa;
    • Valor;
    • Juros;
    • Valor pago;
    • Banco;
    • Obs. Baixa;
  • Caso a preferência "Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)" não esteja ativada, o sistema irá exibir uma tela antes da impressão, nessa tela o usuário poderá informar as observações de baixa que desejar exibir no relatório.

Observações:

  • Este relatório somente estará disponível no momento da baixa, não sendo possível gerar novamente o mesmo após fechar sua exibição.
  • O campo Observações do relatório recebe as observações de baixa do título, a empresa pode ter a preferência "Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)" ativa, que faz com que esse campo receba as observações normais do título.
    • Utilitários > Preferências do sistema > Aba 'Financeiro' > 'Sugerir observações como observações de baixa (contas a pagar e receber)'
  • No momento da baixa, o sistema exibirá uma mensagem para que o usuário confirme que deseja visualizar um relatório das baixas realizadas.
    • O template é CRBAIXAMULT.fr3.


Preferência para que os usuários possam marcar o campo "Confirmado" (recebimento confirmado) do PC, mesmo após a aprovação da gerência

  • Objetivo: Conseguir controlar os pedidos já entregues ao fornecedor através deste campo

Nova preferência criada: "Permitir alterar campo "Confirmado" mesmo após assinatura da gerência"

  • Utilitários > Preferências do Sistema > Aba 'Logística e Projetos' > Marcar "Permitir alterar campo "Confirmado" mesmo após assinatura da gerência"

No cadastro de 'Pedido de Compras':

  • Com a preferência acima ativada, o sistema permite ao usuário marcar o campo "Confirmado" dos pedidos de compras em aberto, desconsiderando a aprovação da gerência para o PC.
  • Não haverá permissão específica para que o usuário faça essa alteração. O campo será liberado para todos os usuários com acesso a rotina de alteração de PC.
  • Somente o campo "Confirma" poderá ser alterado após a aprovação.


Nova configuração para bloquear a alteração da descrição dos produtos na "Proposta" e no "Pedido de Vendas"

  • Objetivo: Impedir que os usuários alterem as descrições dos itens durante o processo, o que pode gerar prejuízo à geração de OPs.
  • Criamos a configuração "BLOQ_ALT_DESC_ITENS":
    • Quando ela está ativado o sistema bloqueia integralmente a alteração da descrição dos produtos na proposta e no pedido de vendas.
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