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Update Easy ERP [2019.5]

Update Easy ERP [2019.5] Liberado em 29/04/2019

Alterações para atender a NT 2018.005 v1.20 da nota fiscal eletrônica:

NT 2018.005 v1.20 - Identificação do responsável técnico

  • Existe uma indefinição quando à data de ativação das regras de negócio relativas ao Grupo ZD - Informações do Responsável Técnico.
  • Portanto, a ativação das tags do grupo ZD somente será através do arquivo ZD02.knd.
  • O grupo <infRespTec> será informado em todas as NF-e geradas pelo sistema se o arquivo ZD02.knd existir (para poder testar antes em homologação, por exemplo).
  • Esse grupo contendo as tags "CNPJ", "xContato", "email" e "fone" só começa a ser validado no dia 07/05/2019 para os emitentes em AL, AM, MT, PE, PR, SC e TO.
  • Para as demais UFs, as validações foram marcadas como “implementação futura”, o que significa que não há previsão para que comecem a ser exigidas.
    • Uma nova versão da NT será necessária para estabelecer os prazos para estas UFs.
  • O sistema ainda não gera as tags idCSRT_ZD08 e hashCSRT_ZD09 pois uma nova versão da NT será necessária para estabelecer um cadastro de "responsável técnico" e como gerar o hash sobre ele.
  • O grupo completo está sendo gerado da seguinte forma:
·         <infRespTec>
·           <CNPJ>06213781000189</CNPJ>
·           <xContato>Luiz Gustavo Dias</xContato>
·           <email>gustavo.suporte@origem-br.com.br</email>
·           <fone>1938696161</fone>
·         </infRespTec>

 


Alterações na rotina de suspensão do pedido de vendas:

Bloquear a "suspensão" do pedido de vendas quando há alocação nos itens

Pedido de Vendas > clique direito no PV > Alterar Status > "Marcar Status como Suspenso"

  • Se for selecionado um pedido de vendas em aberto, com um ou mais itens alocados, o sistema precisa bloquear a operação e mostrar um aviso ao usuário para que ele "desaloque" os itens e tente novamente.
  • O sistema só vai bloquear os PVs criados na Matriz, isso porque quando é um PV vindo de "Filial" a "alocação" dos itens vem apenas como informação, esse tipo de PV é alocado direto na Filial e depois enviado para a Matriz.

Cloud Store preparado para receber arquivos de empresas que não usam o sistema na nuvem:

O Easy ERP está preparado para enviar arquivos do Cloud Store mesmo se a base não for na nuvem.

  • Lembrando que é "obrigatório" ter cadastrado nas preferências do sistema os caminhos para salvar arquivos:
    • Pedido de Compras: Caminho p/ salvar pedidos de compra para envio por e-mail;
    • Propostas: Caminho para salvar propostas para envio por e-mail;

Novidades para empresas que usam a preferência do sistema de abrir o cadastro do produtos em branco Aguardar seleção ao abrir o cadastro (também no estoque e inclusão de item na proposta):

Aguardar seleção ao abrir cadastro > Buscar apenas após teclar "ENTER" ou clicar em "Pesquisar"

Hoje com a preferência "Aguardar seleção ao abrir cadastro (também no estoque e inclusão de item na proposta)" ativada, o sistema inicia a busca logo após digitar o 3º caractere.
Criamos um .KND que faz com que a busca seja feita apenas ao teclar "ENTER" ou clicar no botão "Pesquisar".

  • Se o arquivo CONSDINPROD_ENTER.knd estiver presente, o sistema não irá executar a busca dinâmica automaticamente ao digitar o 3° caractere. Somente com o uso da tecla "ENTER" (ou do botão de confirmação) é que a busca será executada.
    • Alteração feita no cadastro de produtos e cadastro de estoque.
    • Na inclusão de itens na proposta o sistema tem por padrão a inserção de item na proposta com a tecla "ENTER", então nessa tela apenas o botão de "Pesquisar" inicia a busca.
  • Essa alteração não foi aplicada na tela "Busca avançada de produtos".

Destacar ST na NF conforme o cadastro de CFOP:

Menu 'Faturamento' > CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)

Na emissão de notas com ST dentro do estado:
Agora passa a valer a marcação de CFOPs como "Destacar ST na NF", caso esteja marcado o sistema passa a calcular a ST, se estiver desmarcado o sistema ignora esses valores.


Novidades na tela Manifestação do destinatário:

Consulta de NF-e destinadas/manifestação do destinatário

Mudamos o nome da opção:
Menu 'Financeiro' > "Consulta de NF-e destinadas/manifestação do destinatário"

Novidades

  • 1 - Agora essa tela é exibida listando as notas disponíveis em uma grade:
    • As notas são ordenadas pela coluna Data/hora, mostrando as mais recentes no topo.
    • Será possível pesquisar pelas colunas Data/horaChave NF-eCNPJ e Empresa.
    • As notas que já contém manifestação serão destacadas em verde.
  • 2 - Para fazer a manifestação o usuário precisa selecionar a nota desejada, clicar com o direito > "Enviar manifestação":
    • A tela de manifestação continua a mesma.
  • 3 - Agora será possível baixar o arquivo XML de uma nota "já manifestada":
    • Clique com o direito sobre a nota desejada > "Baixar o arquivo XML".
    • O usuário poderá selecionar o diretório desejado. O sistema também permite o download para empresas que usam o sistema em nuvem.
    • O sistema apenas permite o download de notas já manifestadas pois é apenas nesse momento que o XML completo está disponível.

Integração com a escrituração de notas fiscais de terceiros

Na tela "Capturar XML NF-e":
Ao lado do botão que permite capturar o XML através de um arquivo, o sistema agora possui um botão que permite ao usuário capturar o XML a partir da tela de consulta de NF-e destinadas:
"Carregar XML através de consulta de notas destinadas"

  • 1 - Ao clicar neste botão, a tela de consulta é aberta e o usuário poderá selecionar uma nota, clicar com o botão direito e realizar o download do XML da nota (ambiente nuvem ou local).
  • 2 - Ao "baixar" o arquivo XML, o sistema fechará automaticamente a tela de consulta. Se o arquivo tiver sido salvo com sucesso, o caminho para ele aparecerá na tela de captura, no campo "Caminho do arquivo XML" e o conteúdo XML será capturado automaticamente.

O restante da rotina prossegue normalmente, inclusive com o envio do arquivo ao Cloud Storage, se contratado pela empresa.


Agora o sistema exibe as opções "Tipo de Baixa" para todas as empresas, antes ele mostrava essas opções apenas para UFs específicas ('MG', 'RS', 'ES', 'GO' e 'SP'):

Tela de baixa total do Pedido de Vendas > 'Tipo de Baixa'

  • As sub-opções de baixa desta tela agora estarão sempre disponíveis, independentemente do Estado em que a empresa está situada.
  • A opção "Todas" virá marcada por padrão.

Obs.: Se o Estado for 'SP' e a finalidade do PV for "Industrialização" e houver itens com e sem ST misturados, o sistema exibe um aviso, mas não bloqueia a baixa.


Alterações nos créditos em aberto:

Alteramos a regra de negócios da rotina "Enviar p/ Créditos em Aberto" do "Receber":

Receber > Clique direito sobre o título desejado > Enviar p/ Créditos em Aberto

Novas regras para a rotina "Enviar p/ Créditos em Aberto":

Num título com status "Devolve" o sistema mandava o campo Val Pago(R$) para o crédito, ele não previa o caso desse campo estar zerado.

  • Agora o sistema faz:
    • Se o status é "Aberto":
      • Manda para o crédito o campo "Valor".
    • Se não
      • Se o campo "Val Pago(R$)" é maior que zero:
        • Manda para o crédito o campo "Val Pago(R$)".
      • Se não
        • Manda para o crédito o campo "Valor".

Novo campo para informar no parceiro o código TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) para as vendas com o benefício do Pró emprego (Santa Catarina).

TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) - Pró emprego - 'SC'

Parceiros > aba 'Informações Adicionais' > sub aba 'Fiscais' > Informar o código no campo "TTD/SC" 
Parceiros > aba 'Informações Adicionais' > sub aba 'Fiscais' > Informar o diferimento no campo "ICMS Difer. (%)"

  • Esse diferimento deve ser sempre 100%;
  • Ocorre apenas em operações internas de SC (Santa Catarina).

Na emissão de "Notas fiscais"

  • Quando este % de diferimento é informado, automaticamente, o sistema passa a sugerir a aplicação deste diferimento;
  • Preparamos o sistema para aplicar o diferimento em operações destinadas a "Ativo Fixo", isso vai acontecer caso o "TTD/SC" do parceiro esteja preenchido.
  • Quanto ao TTD informado no cadastro de parceiros:
    • Se houver TTD informado, o sistema automaticamente incluirá a mensagem: "Diferimento de ICMS TTD XXXXXXXXXXXXXXXXX" nas informações adicionais da nota.

Nova tela para consulta rápida das informações relacionadas a formação de preços dos produtos.

Consulta de parâmetros de formação de preços:

Criamos uma funcionalidade de "Consulta de parâmetros de formação de preços", que a princípio poderá ser acessada a partir das seguintes telas:

  • Cadastro de produtos:
    • Selecionar um produto e no menu popup sobre o mesmo, selecionar a opção "Consultar parâmetros de formação de preço".
  • Inclusão de itens na proposta:
    • Lista de produtos do cadastro:
    • Selecionar um produto e no menu popup sobre o mesmo, selecionar a opção "Consultar parâmetros de formação de preço deste produto".

Ao executar essa opção, o sistema exibirá uma tela com um "treeview", alistando as principais parametrizações relacionadas à formação de preços aplicáveis ao produto selecionado:

  • Produto
    • Código
    • Valor lista
    • Procedência
    • Desconto A
    • Desconto B
  • Fornecedor
    Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrado!'.
    Se encontrar:
    • Código/Nome
    • PIS/COFINS no preço lista
    • ICMS no preço lista
    • ISS no preço lista
    • Sempre usar o preço lista
    • Estado
    • Contribuinte ST (Substituído/Substituto)
    • Utilizar (Margem/Desconto)
  • Família
    Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrada!'.
    Se encontrar:
    • Código/Nome
    • Fator de compra
    • Fator de venda
    • Fator adicional
    • ICMS/ISS de lista/custo
  • Classificação fiscal
    Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrada!'.
    Se encontrar:
    • Código/NCM/Descrição
    • ICMS
    • IPI
    • ISS
    • CST/CSOSN
    • MVA
    • II
    • ICMS Compra
    • Fator de importação
    • PIS
    • COFINS
    • Se o Fornecedor for fora do Estado e houver protocolo:
      • MVA de Entrada do protocolo deste NCM no Estado
  • Preferências do sistema
    • Regime tributário (de acordo com as preferências, exibir se é "Lucro Real", "Lucro Presumido", "Simples" ou "Simples(*)" - com submlimite de receita bruta atingido).
    • Formar preço lista pela margem
    • Destacar IPI
    • Empresa é uma indústria ou equiparada
    • Tipo de margem
  • Impostos federais
    • PIS
    • COFINS
    • IR Produtos
    • IR Serviços
    • CSLL Produtos
    • CSLL Serviços
    • Custo fixo
    • Outras taxas ou impostos
    • Outras taxas ou impostos - Serviços
    • Frete (média)
    • Aluguel
    • Custo financeiro
    • PIS Importação
    • COFINS Importação
    • Não Reduzir Base de ICMS para Notas de Importação

Localizar o produto ao consultar o cadastro pela tela de propostas:

Ao abrir o cadastro de produtos através da tela de inclusão de itens em propostas:

  • O sistema irá abrir o cadastro de produtos sobre o produto selecionado na tela de inclusão de itens em propostas.

Obs.: Essa funcionalidade não será executada se estiver ativada a preferência de "Abrir cadastro de produtos e aguardar seleção".


Rotina de 'Lances':

Remodelação na rotina de "Lances" do estoque:

Produtos > Aba 'Produção, Promocional e Outros' > Controlar Lance?
Estoque > Grade de 'Movimentações' > Aba 'Lances'

  • Inserir/Alterar:
    • Na inserção de lotes o sistema agora exibe a tela Incluir/alterar lance, antes o usuário tinha que editar o registro direto na grade;
    • Nessa tela ele poderá manipular os seguintes dados: BobinaQtde e Posição;
    • O sistema trás automaticamente o número da Bobina com base no última registro ou na Bobina faltante;
    • Ao tentar incluir um novo lance e o produto possuir uma Bobina com quantidade zerada, o sistema irá oferecer esse registro para edição.

Nova opção de ordenação dos itens na tela de impressão de proposta.

Impressão de propostas > "Ordenar por item antes de opção"

  • Para resolver, criamos uma nova opção na tela "Imprimindo Proposta Nº XXXXXX" chamada "Ordenar por item antes de opção":
    • Ao marcá-lo o sistema irá ordenar por "PROPOSTA;ITEM;OPCAO", ou seja, os itens ficaram ordenados pelo Item e depois pela Opção.
    • Caso essa opção esteja desmarcada o sistema irá ordenar por "PROPOSTA;OPCAO;ITEM", ou seja, ordena primeiro pela Opção e depois pelo Item.
  • Essa marcação ficará salva quando a tela for fechada e será sugerida na próxima vez que a tela for aberta.
  • Quando atualizarmos a Ballast não podemos nos esquecer de orientá-los a fazer essa nova marcação.

Alterações nas regras de sugestão de CSOSN:

Com as alterações, a regra de sugestão de CSOSN de operações tributadas integralmente ficou muito mais simples:

ID

Dentro/fora do Estado

Destinado à

Contribuinte/Não contribuinte

Sugestão

1

Dentro do Estado

Revenda ou Industrialização

Contribuinte

Sugere 101

2

Dentro do Estado

Revenda ou Industrialização

Não contribuinte

Sugere 101

3

Dentro do Estado

Ativo fixo

Contribuinte/Não contribuinte

Sugere 102

4

Fora do Estado

Revenda ou Industrialização

Contribuinte

Sugere 101

5

Fora do Estado

Revenda ou Industrialização

Não contribuinte

Sugere 101

6

Fora do Estado

Ativo fixo

Contribuinte/Não contribuinte

Sugere 102

Na rotina de validação dos itens da nota fiscal, que marca os itens com críticas, foi incluída a seguinte regra de negócios:

Se for usado CSOSN, ou seja, se for empresa Optante pelo Simples, o cliente for "Não Contribuinte" e a operação for de "Revenda" ou "Industrialização", o sistema gerará a crítica:


 
"Operação (operação informada no PV) incompatível com Não Contribuinte. Utilize Ativo Fixo." 

 


Novidade: Autorizar CNPJ/CPF para download do XML da NF-e no portal da nota fiscal.

Autorização de download do XML da NF-e (AutXML)

Nova funcionalidade para gerar o XML com a informação do "CNPJ" ou do "CPF" das pessoas autorizadas a fazer o download do XML da NF-e no portal nacional.

Alterações principais no Easy ERP

Criamos a tela "Cadastro de autorizações de download de XML de NF-e emitidas".

  • Nesta tela, o sistema permite ao usuário informar manualmente os CNPJ/CPF autorizados a realizar o download dos arquivos XML de notas fiscais emitidas pela empresa.
  • O sistema informará até 10 autorizações (número máximo permitido no XML da NF-e).
  • Ao informar um CNPJ/CPF, o sistema classificará o mesmo e inserirá a respectiva máscara (CNPJ ou CPF).
    • A permissão de acesso dos usuários ao cadastro é a mesma já utilizada para os ambientes NF-e e NFS-e, Usuários > aba 'Pedido de Vendas' > Configuração de Blocos de NF/Ambiente.

Na emissão de Notas fiscais (NF-e)

Ao realizar a emissão de notas fiscais, os CNPJ/CPF autorizados, cadastrados na lista acima, serão informados em grupo conforme as tags "GA", conforme abaixo:

GA. Autorização para obter XML

#

ID

Campo

Descrição

Ele

Pai

Tipo

Ocor.

Tam.

Observação

97a.1

GA01

autXML

Pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e

G

A01

 

0-10

   

97a.2

GA02

CNPJ

CNPJ Autorizado

CE

GA01

N

1-1

14

Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros não significativos.

97a.3

GA03

CPF

CPF Autorizado

CE

GA01

N

1-1

11

 

Será informado um grupo GA para cada CNPJ/CPF informado. O sistema remove a máscara dos mesmos e classifica como CNPJ ou CPF, alimentando a respectiva tag.

Obs.: Tags baseadas conforme o Manual_de_Orientacao_Contribuinte_v_6.00.pdf página '183'.

Contingência para obrigatoriedade no estado da Bahia (BA)

  • O estado da Bahia obriga a informação da tag de autorização conforme a rejeição:
    • 486 - Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal

Com isso tivemos que fazer um complemento na alteração específico para esse estado:

  • Caso não seja informada nenhuma autorização no cadastro acima e o emitente se localizar na UF "BA", o sistema automaticamente criará um grupo GA e informará o CNPJ da SEFAZ/BA, conforme especificado em#126484.

Nova ferramenta de busca rápida nas opções do menu da tela principal do sistema.
Essa ferramenta está aberta a críticas e sugestões.

Busca rápida por opções do menu da tela principal

Para abrir a busca, na tela principal do sistema pressione a tecla "F1", o sistema irá exibir uma caixa para o usuário digitar o texto da busca.

  • O sistema já busca por todas as ferramentas do menu principal.
  • É possível buscar por telas que ficam dentro de outros cadastros, por exemplo, se eu digitar "contato" o sistema irá sugerir o cadastro de "Parceiros" que é onde os contatos ficam;
  • É possível buscar por algumas palavras que são relacionadas a tela que quero encontrar, por exemplo, se eu digitar "rota" o sistema irá sugerir o cadastro de "Itinerários".
    • As palavras relacionadas estão abertas a sugestões, caso algum cliente tenha costume de citar uma tela com um nome diferente, podemos incluir a palavra na busca.
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