Alterações para atender a NT 2018.005 v1.20 da nota fiscal eletrônica:
NT 2018.005 v1.20 - Identificação do responsável técnico
- Existe uma indefinição quando à data de ativação das regras de negócio relativas ao Grupo ZD - Informações do Responsável Técnico.
- Portanto, a ativação das tags do grupo ZD somente será através do arquivo ZD02.knd.
- O grupo <infRespTec> será informado em todas as NF-e geradas pelo sistema se o arquivo ZD02.knd existir (para poder testar antes em homologação, por exemplo).
- Esse grupo contendo as tags "CNPJ", "xContato", "email" e "fone" só começa a ser validado no dia 07/05/2019 para os emitentes em AL, AM, MT, PE, PR, SC e TO.
- Para as demais UFs, as validações foram marcadas como “implementação futura”, o que significa que não há previsão para que comecem a ser exigidas.
- Uma nova versão da NT será necessária para estabelecer os prazos para estas UFs.
- O sistema ainda não gera as tags idCSRT_ZD08 e hashCSRT_ZD09 pois uma nova versão da NT será necessária para estabelecer um cadastro de "responsável técnico" e como gerar o hash sobre ele.
- O grupo completo está sendo gerado da seguinte forma:
· <infRespTec>
· <CNPJ>06213781000189</CNPJ>
· <xContato>Luiz Gustavo Dias</xContato>
· <email>gustavo.suporte@origem-br.com.br</email>
· <fone>1938696161</fone>
· </infRespTec>
Alterações na rotina de suspensão do pedido de vendas:
Bloquear a "suspensão" do pedido de vendas quando há alocação nos itens
Pedido de Vendas > clique direito no PV > Alterar Status > "Marcar Status como Suspenso"
- Se for selecionado um pedido de vendas em aberto, com um ou mais itens alocados, o sistema precisa bloquear a operação e mostrar um aviso ao usuário para que ele "desaloque" os itens e tente novamente.
- O sistema só vai bloquear os PVs criados na Matriz, isso porque quando é um PV vindo de "Filial" a "alocação" dos itens vem apenas como informação, esse tipo de PV é alocado direto na Filial e depois enviado para a Matriz.
Cloud Store preparado para receber arquivos de empresas que não usam o sistema na nuvem:
O Easy ERP está preparado para enviar arquivos do Cloud Store mesmo se a base não for na nuvem.
- Lembrando que é "obrigatório" ter cadastrado nas preferências do sistema os caminhos para salvar arquivos:
- Pedido de Compras: Caminho p/ salvar pedidos de compra para envio por e-mail;
- Propostas: Caminho para salvar propostas para envio por e-mail;
Novidades para empresas que usam a preferência do sistema de abrir o cadastro do produtos em branco Aguardar seleção ao abrir o cadastro (também no estoque e inclusão de item na proposta):
Aguardar seleção ao abrir cadastro > Buscar apenas após teclar "ENTER" ou clicar em "Pesquisar"
Hoje com a preferência "Aguardar seleção ao abrir cadastro (também no estoque e inclusão de item na proposta)" ativada, o sistema inicia a busca logo após digitar o 3º caractere.
Criamos um .KND que faz com que a busca seja feita apenas ao teclar "ENTER" ou clicar no botão "Pesquisar".
- Se o arquivo CONSDINPROD_ENTER.knd estiver presente, o sistema não irá executar a busca dinâmica automaticamente ao digitar o 3° caractere. Somente com o uso da tecla "ENTER" (ou do botão de confirmação) é que a busca será executada.
- Alteração feita no cadastro de produtos e cadastro de estoque.
- Na inclusão de itens na proposta o sistema tem por padrão a inserção de item na proposta com a tecla "ENTER", então nessa tela apenas o botão de "Pesquisar" inicia a busca.
- Essa alteração não foi aplicada na tela "Busca avançada de produtos".
Destacar ST na NF conforme o cadastro de CFOP:
Menu 'Faturamento' > CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)
Na emissão de notas com ST dentro do estado:
Agora passa a valer a marcação de CFOPs como "Destacar ST na NF", caso esteja marcado o sistema passa a calcular a ST, se estiver desmarcado o sistema ignora esses valores.
Novidades na tela Manifestação do destinatário:
Consulta de NF-e destinadas/manifestação do destinatário
Mudamos o nome da opção:
Menu 'Financeiro' > "Consulta de NF-e destinadas/manifestação do destinatário"
Novidades
- 1 - Agora essa tela é exibida listando as notas disponíveis em uma grade:
- As notas são ordenadas pela coluna Data/hora, mostrando as mais recentes no topo.
- Será possível pesquisar pelas colunas Data/hora, Chave NF-e, CNPJ e Empresa.
- As notas que já contém manifestação serão destacadas em verde.
- 2 - Para fazer a manifestação o usuário precisa selecionar a nota desejada, clicar com o direito > "Enviar manifestação":
- A tela de manifestação continua a mesma.
- 3 - Agora será possível baixar o arquivo XML de uma nota "já manifestada":
- Clique com o direito sobre a nota desejada > "Baixar o arquivo XML".
- O usuário poderá selecionar o diretório desejado. O sistema também permite o download para empresas que usam o sistema em nuvem.
- O sistema apenas permite o download de notas já manifestadas pois é apenas nesse momento que o XML completo está disponível.
Integração com a escrituração de notas fiscais de terceiros
Na tela "Capturar XML NF-e":
Ao lado do botão que permite capturar o XML através de um arquivo, o sistema agora possui um botão que permite ao usuário capturar o XML a partir da tela de consulta de NF-e destinadas:
"Carregar XML através de consulta de notas destinadas"
- 1 - Ao clicar neste botão, a tela de consulta é aberta e o usuário poderá selecionar uma nota, clicar com o botão direito e realizar o download do XML da nota (ambiente nuvem ou local).
- 2 - Ao "baixar" o arquivo XML, o sistema fechará automaticamente a tela de consulta. Se o arquivo tiver sido salvo com sucesso, o caminho para ele aparecerá na tela de captura, no campo "Caminho do arquivo XML" e o conteúdo XML será capturado automaticamente.
O restante da rotina prossegue normalmente, inclusive com o envio do arquivo ao Cloud Storage, se contratado pela empresa.
Agora o sistema exibe as opções "Tipo de Baixa" para todas as empresas, antes ele mostrava essas opções apenas para UFs específicas ('MG', 'RS', 'ES', 'GO' e 'SP'):
Tela de baixa total do Pedido de Vendas > 'Tipo de Baixa'
- As sub-opções de baixa desta tela agora estarão sempre disponíveis, independentemente do Estado em que a empresa está situada.
- A opção "Todas" virá marcada por padrão.
Obs.: Se o Estado for 'SP' e a finalidade do PV for "Industrialização" e houver itens com e sem ST misturados, o sistema exibe um aviso, mas não bloqueia a baixa.
Alterações nos créditos em aberto:
Alteramos a regra de negócios da rotina "Enviar p/ Créditos em Aberto" do "Receber":
Receber > Clique direito sobre o título desejado > Enviar p/ Créditos em Aberto
Novas regras para a rotina "Enviar p/ Créditos em Aberto":
Num título com status "Devolve" o sistema mandava o campo Val Pago(R$) para o crédito, ele não previa o caso desse campo estar zerado.
- Agora o sistema faz:
- Se o status é "Aberto":
- Manda para o crédito o campo "Valor".
- Se não
- Se o campo "Val Pago(R$)" é maior que zero:
- Manda para o crédito o campo "Val Pago(R$)".
- Se não
- Manda para o crédito o campo "Valor".
- Se o campo "Val Pago(R$)" é maior que zero:
- Se o status é "Aberto":
Novo campo para informar no parceiro o código TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) para as vendas com o benefício do Pró emprego (Santa Catarina).
TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) - Pró emprego - 'SC'
Parceiros > aba 'Informações Adicionais' > sub aba 'Fiscais' > Informar o código no campo "TTD/SC"
Parceiros > aba 'Informações Adicionais' > sub aba 'Fiscais' > Informar o diferimento no campo "ICMS Difer. (%)"
- Esse diferimento deve ser sempre 100%;
- Ocorre apenas em operações internas de SC (Santa Catarina).
Na emissão de "Notas fiscais"
- Quando este % de diferimento é informado, automaticamente, o sistema passa a sugerir a aplicação deste diferimento;
- Preparamos o sistema para aplicar o diferimento em operações destinadas a "Ativo Fixo", isso vai acontecer caso o "TTD/SC" do parceiro esteja preenchido.
- Quanto ao TTD informado no cadastro de parceiros:
- Se houver TTD informado, o sistema automaticamente incluirá a mensagem: "Diferimento de ICMS TTD XXXXXXXXXXXXXXXXX" nas informações adicionais da nota.
Nova tela para consulta rápida das informações relacionadas a formação de preços dos produtos.
Consulta de parâmetros de formação de preços:
Criamos uma funcionalidade de "Consulta de parâmetros de formação de preços", que a princípio poderá ser acessada a partir das seguintes telas:
- Cadastro de produtos:
- Selecionar um produto e no menu popup sobre o mesmo, selecionar a opção "Consultar parâmetros de formação de preço".
- Inclusão de itens na proposta:
- Lista de produtos do cadastro:
- Selecionar um produto e no menu popup sobre o mesmo, selecionar a opção "Consultar parâmetros de formação de preço deste produto".
Ao executar essa opção, o sistema exibirá uma tela com um "treeview", alistando as principais parametrizações relacionadas à formação de preços aplicáveis ao produto selecionado:
- Produto
- Código
- Valor lista
- Procedência
- Desconto A
- Desconto B
- Fornecedor
Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrado!'.
Se encontrar:- Código/Nome
- PIS/COFINS no preço lista
- ICMS no preço lista
- ISS no preço lista
- Sempre usar o preço lista
- Estado
- Contribuinte ST (Substituído/Substituto)
- Utilizar (Margem/Desconto)
- Família
Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrada!'.
Se encontrar:- Código/Nome
- Fator de compra
- Fator de venda
- Fator adicional
- ICMS/ISS de lista/custo
- Classificação fiscal
Se não encontrar o fornecedor com código informado no produto, exibirá apenas o código + 'não encontrada!'.
Se encontrar:- Código/NCM/Descrição
- ICMS
- IPI
- ISS
- CST/CSOSN
- MVA
- II
- ICMS Compra
- Fator de importação
- PIS
- COFINS
- Se o Fornecedor for fora do Estado e houver protocolo:
- MVA de Entrada do protocolo deste NCM no Estado
- Preferências do sistema
- Regime tributário (de acordo com as preferências, exibir se é "Lucro Real", "Lucro Presumido", "Simples" ou "Simples(*)" - com submlimite de receita bruta atingido).
- Formar preço lista pela margem
- Destacar IPI
- Empresa é uma indústria ou equiparada
- Tipo de margem
- Impostos federais
- PIS
- COFINS
- IR Produtos
- IR Serviços
- CSLL Produtos
- CSLL Serviços
- Custo fixo
- Outras taxas ou impostos
- Outras taxas ou impostos - Serviços
- Frete (média)
- Aluguel
- Custo financeiro
- PIS Importação
- COFINS Importação
- Não Reduzir Base de ICMS para Notas de Importação
Localizar o produto ao consultar o cadastro pela tela de propostas:
Ao abrir o cadastro de produtos através da tela de inclusão de itens em propostas:
- O sistema irá abrir o cadastro de produtos sobre o produto selecionado na tela de inclusão de itens em propostas.
Obs.: Essa funcionalidade não será executada se estiver ativada a preferência de "Abrir cadastro de produtos e aguardar seleção".
Rotina de 'Lances':
Remodelação na rotina de "Lances" do estoque:
Produtos > Aba 'Produção, Promocional e Outros' > Controlar Lance?
Estoque > Grade de 'Movimentações' > Aba 'Lances'
- Inserir/Alterar:
- Na inserção de lotes o sistema agora exibe a tela Incluir/alterar lance, antes o usuário tinha que editar o registro direto na grade;
- Nessa tela ele poderá manipular os seguintes dados: Bobina, Qtde e Posição;
- O sistema trás automaticamente o número da Bobina com base no última registro ou na Bobina faltante;
- Ao tentar incluir um novo lance e o produto possuir uma Bobina com quantidade zerada, o sistema irá oferecer esse registro para edição.
Nova opção de ordenação dos itens na tela de impressão de proposta.
Impressão de propostas > "Ordenar por item antes de opção"
- Para resolver, criamos uma nova opção na tela "Imprimindo Proposta Nº XXXXXX" chamada "Ordenar por item antes de opção":
- Ao marcá-lo o sistema irá ordenar por "PROPOSTA;ITEM;OPCAO", ou seja, os itens ficaram ordenados pelo Item e depois pela Opção.
- Caso essa opção esteja desmarcada o sistema irá ordenar por "PROPOSTA;OPCAO;ITEM", ou seja, ordena primeiro pela Opção e depois pelo Item.
- Essa marcação ficará salva quando a tela for fechada e será sugerida na próxima vez que a tela for aberta.
- Quando atualizarmos a Ballast não podemos nos esquecer de orientá-los a fazer essa nova marcação.
Alterações nas regras de sugestão de CSOSN:
Com as alterações, a regra de sugestão de CSOSN de operações tributadas integralmente ficou muito mais simples:
ID |
Dentro/fora do Estado |
Destinado à |
Contribuinte/Não contribuinte |
Sugestão |
1 |
Dentro do Estado |
Revenda ou Industrialização |
Contribuinte |
Sugere 101 |
2 |
Dentro do Estado |
Revenda ou Industrialização |
Não contribuinte |
Sugere 101 |
3 |
Dentro do Estado |
Ativo fixo |
Contribuinte/Não contribuinte |
Sugere 102 |
4 |
Fora do Estado |
Revenda ou Industrialização |
Contribuinte |
Sugere 101 |
5 |
Fora do Estado |
Revenda ou Industrialização |
Não contribuinte |
Sugere 101 |
6 |
Fora do Estado |
Ativo fixo |
Contribuinte/Não contribuinte |
Sugere 102 |
Na rotina de validação dos itens da nota fiscal, que marca os itens com críticas, foi incluída a seguinte regra de negócios:
Se for usado CSOSN, ou seja, se for empresa Optante pelo Simples, o cliente for "Não Contribuinte" e a operação for de "Revenda" ou "Industrialização", o sistema gerará a crítica:
"Operação (operação informada no PV) incompatível com Não Contribuinte. Utilize Ativo Fixo."
Novidade: Autorizar CNPJ/CPF para download do XML da NF-e no portal da nota fiscal.
Autorização de download do XML da NF-e (AutXML)
Nova funcionalidade para gerar o XML com a informação do "CNPJ" ou do "CPF" das pessoas autorizadas a fazer o download do XML da NF-e no portal nacional.
Alterações principais no Easy ERP
Criamos a tela "Cadastro de autorizações de download de XML de NF-e emitidas".
- Nesta tela, o sistema permite ao usuário informar manualmente os CNPJ/CPF autorizados a realizar o download dos arquivos XML de notas fiscais emitidas pela empresa.
- O sistema informará até 10 autorizações (número máximo permitido no XML da NF-e).
- Ao informar um CNPJ/CPF, o sistema classificará o mesmo e inserirá a respectiva máscara (CNPJ ou CPF).
- A permissão de acesso dos usuários ao cadastro é a mesma já utilizada para os ambientes NF-e e NFS-e, Usuários > aba 'Pedido de Vendas' > Configuração de Blocos de NF/Ambiente.
Na emissão de Notas fiscais (NF-e)
Ao realizar a emissão de notas fiscais, os CNPJ/CPF autorizados, cadastrados na lista acima, serão informados em grupo conforme as tags "GA", conforme abaixo:
GA. Autorização para obter XML
# |
ID |
Campo |
Descrição |
Ele |
Pai |
Tipo |
Ocor. |
Tam. |
Observação |
97a.1 |
GA01 |
autXML |
Pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e |
G |
A01 |
0-10 |
|||
97a.2 |
GA02 |
CNPJ |
CNPJ Autorizado |
CE |
GA01 |
N |
1-1 |
14 |
Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros não significativos. |
97a.3 |
GA03 |
CPF |
CPF Autorizado |
CE |
GA01 |
N |
1-1 |
11 |
Será informado um grupo GA para cada CNPJ/CPF informado. O sistema remove a máscara dos mesmos e classifica como CNPJ ou CPF, alimentando a respectiva tag.
Obs.: Tags baseadas conforme o Manual_de_Orientacao_Contribuinte_v_6.00.pdf página '183'.
Contingência para obrigatoriedade no estado da Bahia (BA)
- O estado da Bahia obriga a informação da tag de autorização conforme a rejeição:
- 486 - Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal
Com isso tivemos que fazer um complemento na alteração específico para esse estado:
- Caso não seja informada nenhuma autorização no cadastro acima e o emitente se localizar na UF "BA", o sistema automaticamente criará um grupo GA e informará o CNPJ da SEFAZ/BA, conforme especificado em#126484.
Nova ferramenta de busca rápida nas opções do menu da tela principal do sistema.
Essa ferramenta está aberta a críticas e sugestões.
Busca rápida por opções do menu da tela principal
Para abrir a busca, na tela principal do sistema pressione a tecla "F1", o sistema irá exibir uma caixa para o usuário digitar o texto da busca.
- O sistema já busca por todas as ferramentas do menu principal.
- É possível buscar por telas que ficam dentro de outros cadastros, por exemplo, se eu digitar "contato" o sistema irá sugerir o cadastro de "Parceiros" que é onde os contatos ficam;
- É possível buscar por algumas palavras que são relacionadas a tela que quero encontrar, por exemplo, se eu digitar "rota" o sistema irá sugerir o cadastro de "Itinerários".
- As palavras relacionadas estão abertas a sugestões, caso algum cliente tenha costume de citar uma tela com um nome diferente, podemos incluir a palavra na busca.