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Update Easy ERP [2019.4]

Update Easy ERP [2019.4] Liberado em 01/04/2019

Sistema preparado para atender a NT 2018.005 v1.00 e v1.10

Abaixo documentamos as alterações executadas para atender aos requisitos necessários.

Alíquota suportada pelo Consumidor Final – "pST"

tag <pST>_N26a

  • Deve ser informada a alíquota do cálculo do ICMS ST, já incluso o FCP caso incida sobre a mercadoria.
  • Exemplo: Alíquota da mercadoria na venda ao consumidor final = 18% e 2% de FCP. A alíquota a ser informada no campo pST deve ser 20%;

O Easy ERP informa a tag caso exista o .KND "pST_N26a.KND" ou a partir do dia "07/05/2019".

Valor do ICMS Próprio do Substituto cobrado em operação anterior – "vICMSSubstituto"

tag <vICMSSubstituto>_N26b

  • Valor do ICMS Próprio do Substituto cobrado em operação anterior. Deve ser informado para CST 60 e CSOSN 500.
  • A obrigatoriedade desta tag será determinada por cada UF (Estado), portanto, a mesma será informada zerada e até o dia 07/05 somente em ambiente de homologação ou com o .KND "vICMSSubstituto_N26b.KND". Desta data em diante, será informada também em produção.

Grupo de Repasse do ICMS ST

  • Percentual de redução da base de cálculo efetiva – pRedBCEfet: pRedBCEfet (N34)
    • Percentual de redução, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação, para obtenção da base de cálculo efetiva (vBCEfet);
  • Valor da base de cálculo efetiva – vBCEfet: vBCEfet (N35)
    • Valor da base de cálculo que seria atribuída à operação própria do contribuinte substituído, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação, obtida pelo produto do Vprod por (1- pRedBCEfet);
  • Alíquota do ICMS efetiva – pICMSEfet: pICMSEfet (N36)
    • Alíquota do ICMS na operação a consumidor final, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação;
  • Valor do ICMS efetivo – vICMSEfet: vICMSEfet (N37)
    • Obtido pelo produto do valor do campo pICMSEfet pelo valor do campo vBCEfet, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação.

A obrigatoriedade destas tags é determinada pela UF e até o momento, somente RS exige sua aplicação. O Easy ERP também informa a tag caso exista o .KND "pRedBCEfet_N34.KND" ou a partir do dia "07/05/2019"

Inclusão de campos no grupo G. Identificação do Local de Entrega e respectivas regras de validação

Novas tags relacionadas a emissão de nota onde o cliente possua "Endereço de Entrega" cadastrado e diferente do endereço principal.
Essas tags só vão ser enviadas para o XML a partir do dia 29/04/2019, ou caso possuir o .KND "NT2018005.knd".
Isso porque no dia 25/03/2019 o SEFAZ ainda não estava aceitando as tags, nem mesmo em ambiente de Homologação.

  • xNome (G02b): Razão Social ou Nome do Recebedor
    • O sistema informará a razão social do cliente relacionado.
  • CEP (G10): Código do CEP
    • O sistema informará o CEP do endereço de entrega do cliente relacionado.
  • cPais (G11): Código do País
    • O sistema informará o código do país do cliente relacionado.
  • xPais (G12): Nome do País
    • O sistema informará o nome do país do cliente relacionado.
  • fone (G13): Telefone
    • O sistema informará o telefone de entrega do cliente relacionado.
  • email (G14): Endereço de e-mail do Recebedor
    • O sistema omitirá esta tag, conforme ocorre atualmente com a tag E19, por motivos de segurança.
  • IE (G15): Inscrição Estadual do Estabelecimento Recebedor
    • O sistema informará a IE do cliente relacionado.

Obs.: Em notas de operações triangulares o sistema não informa atualmente o grupo G, portanto estas rotinas não foram alteradas.

Atualização do grupo K. Detalhamento Específico de Medicamento e de matérias primas farmacêuticas

tag <xMotivoIsencao>_K01b

  • Foram incluídas as seguintes novidades:
    • No cadastro de produtos, o sistema deverá permitir que, ao lado do campo do Código ANVISA seja informado um "Motivo para isenção ANVISA";
    • Ao salvar as informações do produto (com a preferência para Ativar controle de medicamentos ativada), o sistema somente deve permitir informar um Motivo para isenção ANVISA se o campo do Código ANVISA estiver informado como "ISENTO".
    • Na escrituração de notas de terceiros, o sistema deverá importar o conteúdo desta tag, caso exista, e atualizar automaticamente o cadastro do respectivo produto, da mesma forma que atualmente atualiza oCódigo ANVISA do mesmo.
    • Na emissão de notas fiscais, o sistema deverá informar o "Motivo para isenção ANVISA" na respectiva tag, se informado no cadastro de produtos e se a tag de Código ANVISA for informada como "ISENTO".

Novas funcionalidades para a preferência do sistema "Abrir cadastro de produtos e aguardar seleção":

Utilitários > Preferências do sistema > aba 'Gerais' > grupo 'Produtos'

1º) Alteração do nome:

  • Inicialmente nós alteramos o nome dessa preferência para: "Aguardar seleção ao abrir o cadastro (também no estoque e inclusão de item na proposta)".

2º) Alterações também em conjunto com a "Busca avançada de produtos":

  • Caso o sistema esteja parametrizado com esta preferência, fica integrada com a consulta dinâmica da própria tela onde está sendo chamada a busca avançada. Ou seja, agora será possível chamar a busca avançada independentemente de ter dados atualmente na tela ou não. A busca avançada será sobre toda a tabela de produtos. Ao selecionar um registro na busca avançada, o mesmo será informado no campo de pesquisa do cadastro, fazendo com que sua consulta seja automaticamente atualizada para exibir o produto localizado na busca avançada.

3º) Cadastro de produtos:

  • O cadastro de produtos irá abrir sem dados.
  • No campo de "pesquisa" o usuário poderá digitar o texto inicial que deseja buscar, o sistema começa a pesquisar a partir da 3º letra ou quando o usuário clicar no botão "Pesquisar texto".
  • O sistema busca dentro da coluna indexada, ou seja, poderá optar por consultar por descrição, código equivalente, etc...
  • Para buscar a lista de produtos completa é só clicar direto em "Pesquisar texto".
  • Poderá usar a "Busca avançada de produtos" para buscar por conteúdo.

Filtros de obsoletos:

Integramos o filtro de obsoletos com a funcionalidade de abrir o cadastro vazio e na consulta dinâmica de produtos, enquadramos as regras de negócios para que as 2 preferências trabalhem em conjunto:

  • Se possuir a preferência de abrir vazio e também a de ocultar obsoletos:
    • Ao abrir o cadastro:
      Como ao abrir o cadastro ele vem vazio, o sistema não aplicará de imediato o filtro de obsoletos. Porém, o mesmo já estará "ativo" de modo que, ao pesquisar por um produto, os obsoletos serão filtrados e não aparecerão na consulta.
    • Ao desativar filtro de obsoletos:
      O sistema atualizará a consulta, usando o código informado no campo de pesquisa (ou sobre todos os produtos se o campo estiver vazio) incluindo itens obsoletos nos resultados.
    • Ao ativar filtro de obsoletos:
      O sistema atualizará a consulta, usando o código informado no campo de pesquisa (ou sobre todos os produtos se o campo estiver vazio) e aplicará imediatamente o filtro de obsoletos sobre essa consulta.
  • Se não possuir a preferência de abrir vazio, mas possuir a de ocultar obsoletos:
    • Ao abrir o cadastro:
      Como ao abrir o cadastro ele já exibe todos os produtos, o sistema aplicará de imediato o filtro de obsoletos.
    • Ao desativar filtro de obsoletos:
      O sistema atualizará a consulta, incluindo itens obsoletos nos resultados.
    • Ao ativar filtro de obsoletos:
      O sistema atualizará a consulta, aplicando imediatamente o filtro de obsoletos sobre essa consulta.

4º) Inclusão de itens na proposta:

  • A inclusão de itens na proposta irá abrir sem dados.
  • No campo de "pesquisa" o usuário poderá digitar o texto inicial que deseja buscar, o sistema começa a pesquisar a partir da 3º letra ou quando o usuário clicar no botão "Pesquisar texto".
  • O sistema busca dentro da coluna indexada, ou seja, poderá optar por consultar por descrição, código equivalente, etc...
  • Para buscar a lista de produtos completa é só clicar direto em "Pesquisar texto".
  • Poderá usar a "Busca avançada de produtos" para buscar por conteúdo.

5º) Cadastro de estoque:

  • A tela de estoque irá abrir sem dados.
  • No campo de "pesquisa" o usuário poderá digitar o texto inicial que deseja buscar, o sistema começa a pesquisar a partir da 3º letra ou quando o usuário clicar no botão "Pesquisar texto".
  • O sistema busca dentro da coluna indexada, ou seja, poderá optar por consultar por descrição, código equivalente, etc...
  • Para buscar a lista de produtos completa é só clicar direto em "Pesquisar texto".
  • Poderá usar a "Busca avançada de produtos" para buscar por conteúdo.

Novas validações na inclusão de Pedido de Vendas manual e nas rotinas de "corrigir alíquotas"

* Na inclusão de PV manual, ao incluir um item vinculado ao cadastro de produtos:

  • O sistema irá validar se o item selecionado possui classificação fiscal informada e se a mesma existe no cadastro de classificações fiscais.
  • Se não existir, exibirá uma mensagem informando ao usuário e não permitirá a inclusão do item no PV.

* No cadastro de Pedido de Vendas, clique direito na grade de itens:

Ao executar as opções:

  • Corrigir alíquotas do item com base no cadastro > "Corrigir alíquotas de ICMS, IPI, ISS e Diferimento";
  • Corrigir alíquotas do item com base no cadastro > "Corrigir somente alíquotas de ICMS, ISS e Diferimento";

Em cada item, o sistema irá validar se o produto relacionado possui classificação fiscal informada e se a mesma existe no cadastro de classificações fiscais. 
Se não existir, exibirá uma mensagem informando ao usuário e não executará a atualização das alíquotas no item do PV.


Contato Inativo: Disponibilizamos a marcação "Inativo" no cadastro de "Contatos" de "Parceiros":

Parceiros > aba 'Contato' > checkbox "Inativo" (P0CONT.INATIVO)

Aproveitamos o campo P0CONT.INATIVO, que já existia na base. Agora é possível marcar o mesmo no cadastro de parceiros, para os contatos que não deseja mais utilizar.

Alteramos algumas rotinas/funcionalidades, para que nestas, os contatos marcados como inativos não fiquem disponíveis para uso:

  • Impressão de proposta:
    • Os contatos inativos não aparecerão na lista de contatos desta tela.
  • Evoluções Comerciais da proposta:
    • Os contatos inativos não aparecerão na lista de contatos desta tela.
  • Impressão de pedido de compras:
    • Rotina de envio de pedido de compra por e-mail:
    • Os contatos inativos não aparecerão na lista de contatos desta tela.
  • Cadastro de Parceiros:
    • Criamos opções de filtro de contatos: "Ativos", "Inativos" e "Todos".
    • Ao abrir o cadastro de parceiros, o filtro "Ativos" já virá ativado por padrão;
    • Ao abrir o cadastro através da inclusão de proposta, o filtro Ativos já virá ativado por padrão;
    • Ao excluir um parceiro, o filtro Todos será ativado para poder excluir todos os contatos;
    • Ao executar a rotina de impressão de relatórios de parceiros, o filtro Ativos será ativado;
    • O filtro atual é utilizado na inclusão de um contato no cadastro de "Visitas".

Validações na escrituração de notas: Ao utilizar a opção "Capturar Itens da Nota Fiscal de Terceiro" durante uma baixa de pedido de compras vinculado à nota de entrada:

  • 1) O sistema irá executar, para os itens capturados, as rotinas de validação já existentes na tela "Baixa de item do pedido de compras/escrituração".
    • Para cada item onde forem gerados alertas estes serão salvos em uma coluna da tabela temporária de itens, para posterior visualização.
  • 2) Se um ou mais itens tiverem alertas gerados, será exibida uma mensagem para informar o usuário, alertando-o para que verifique os itens capturados.
  • 3) Ainda na tela de escrituração da nota/itens, o sistema exibirá em destaque os itens com alertas (em amarelo).
  • 4) Incluímos uma opção, no menu popup da grade de itens, para "Visualizar alertas" do item selecionado. O sistema exibirá estes alertas em uma mensagem, sugerindo na mesma que o usuário edite o item para resolver o possível problema.
  • 5) Quando o item for editado, o sistema reexecutará a validação, mantendo ou removendo o alerta, de acordo com as regras de validação.

Assim a validação deve funcionar corretamente tanto no momento da captura dos itens, como na baixa/alteração individual dos itens.


Marcação de cliente como "Isento de FCP"

Nova marcação no cadastro de parceiros de negócios indicando que o cliente é "Isento de FCP" - Fundo de combate à pobreza;
Parceiros > aba 'Informações Adicionais' > sub aba 'Fiscais' > Isento de FCP

Para parceiros com este campo marcado:

  • Nas rotinas de cálculo de ST venda (usada para calcular FCP e FCP ST) na proposta, o sistema aplicará alíquota 0 de FCP;
  • Nas rotinas de emissão de notas fiscais, o sistema aplicará alíquota 0 de FCP/FCP ST;
  • O sistema zera o FCP dos cálculos da Partilha do ICMS;
    • O cálculo da ST segue normal.
  • Caso o campo esteja desmarcado:
    • Nas rotinas acima, o sistema deve executar o cálculo de FCP/FCP ST, utilizando a alíquota informada para cada caso (classificação, protocolo ou UF).

Criamos uma nova preferência para bloquear a alteração unidade de medida dos produtos do pedido de vendas: Preferência "Bloquear alteração na unidade de medida dos itens":

Utilitários > Preferências do sistemas > aba 'Pedido de Vendas' > grupo 'Alteração/alocação/baixas de PV' > "Bloquear alteração na unidade de medida dos itens"

No cadastro de pedidos de vendas

  • Com a nova opção marcada, o sistema não permitirá aos usuários alterar o campo "unidade de medida" de um item de PV, tanto durante sua inclusão no PV, como através de outras rotinas.
  • O sistema permitirá apenas inserir a unidade de medida ao incluir um item manual(sem cadastro) no PV, na "alteração" de um item desse tipo o sistema continua bloqueando a modificação.

"Curva ABC de clientes por faturamento" com base na curva de Pareto

Menu 'Financeiro' > Relatórios Gerenciais > Padrão Origem > opção 01-Curva ABC de Clientes (Faturamento)

  • Ao selecionar essa opção de relatório o sistema irá disponibilizar o checkbox "Aplicar regra 20/30/50 para classificação ABC";
  • Com esta opção marcada, o relatório classificará os clientes no próprio relatório como AB ou C conforme a regra 20/30/50 com base na coluna "(%)" (percentual):
    • Por exemplo, numa amostragem de 10 clientes, do maior para o menor faturamento, os 20% seriam os 2 primeiros (clientes A), os 30% seriam os próximos 3 (clientes B) e assim por diante (clientes C).

Exemplo:

Cliente

Faturamento

Classe

Valmir

R$ 12.155.154,00

A

Alberto

R$ 9.455.645,00

A

Jõao

R$ 5.849.654,00

B

Oswaldo

R$ 3.565.451,00

B

Nilsa

R$ 1.545.454,00

B

Gabriel Almir

R$ 758.778,00

C

Gustavo

R$ 467.921,00

C

Samanta

R$ 278.945,00

C

Epaminondas

R$ 147.568,00

C

Pedro

R$ 100,00

C

Observações:
Criamos essa nova opção sob um novo template GEABCFATURAMENTO_ABC.fr3 que exibe a nova coluna "ABC" contendo a classificação definida para o cliente.


Agora o sistema permite fazer todos os tipos de revisões em propostas de "Fabricação"

Manter preço e margem ele já permitia;
Atualizar Preço Mantendo a Margem
Atualizar Margem Mantendo o Preço

  • Primeiramente, removemos a trava que não permitia realizar revisão em proposta de "Fabricação" com opções diferentes de "Manter preço e margem";
  • Ao executar esta rotina, para propostas de "Fabricação", o sistema irá buscar os dados de impostos de cada item na classificação fiscal cujo código de controle consta no campo "P0ITPR.CF_TIPI" do item a ser revisado;

Acho interessante testar junto com o cliente em uma proposta que ele tenha e precisa fazer uma das revisões, apenas para ter certeza que lá não existe nada específico e que nós não prevemos.


Desenvolvemos uma nova etiqueta no cadastro de "Notas fiscais": "Etiqueta Individual - Padrão 05 (80mm X 40mm) - Argox"

Cadastro de "Notas Fiscais" > menu do botão "Etiquetas para embalagem (Individual) > Etiqueta Individual - Padrão 05 (80mm X 40mm)
Esse novo modelo de etiqueta foi criado com base no modelo "Etiqueta Individual - Padrão 03 (Matricial)".
Este novo modelo possuirá as dimensões 80 x 40mm (a ser impresso em impressora Argox).

Cabeçalho

No cabeçalho da etiqueta constarão os seguintes campos fixos dos "Dados cadastrais da empresa":

  • Razão social da empresa (centralizado);
  • Site da empresa - Novo campo criado na tela "Seus dados cadastrais" > "Site" (Alinhado à esquerda);
  • Telefone da empresa (Alinhado à direita).

Conteúdo

Os seguintes campos da etiqueta serão baseados nos dados da nota fiscal que foi emitida:

  • 1ª linha: Razão social do cliente (Alinhado à esquerda);
  • 2ª linha: Número do pedido do cliente e número do item no pedido do cliente (Alinhados à esquerda, com espaço de 6 caracteres entre o campos);
  • 3ª linha: Código do produto no cliente (Alinhado à esquerda);
  • 4ª linha: Código do produto (Alinhado à esquerda);
  • 5ª linha: Descrição do produto (Alinhado à esquerda, truncando a descrição no tamanho máximo disponível nesta linha);
  • 6ª linha: Lote do produto e quantidade (Alinhados à esquerda, com espaço de 6 caracteres entre os campos). Esse lote vem do Easy Prod (P0LOTEITN);
  • 7ª linha: Número da nota fiscal e número do pedido de vendas (Alinhados à esquerda, com espaço de 6 caracteres entre os campos).

Criamos a opção "Automática para boletos" no cadastro de mensagens para carimbos e boletos

Faturamento > Mensagens para Boletos - Carimbos

  • Alteramos o título da tela para "Mensagens para emissão de boletos e notas fiscais".
  • Criamos uma nova opção chamada "Automática para boletos", que poderá ser marcada/desmarcada manualmente pelo usuário para cada mensagem cadastrada.

Ao imprimir boletos (de qualquer banco)

Todas as mensagens que estiverem com a opção "Automática para boletos" marcada serão automaticamente incluídas na impressão do boleto (sem que o usuário tenha que selecionar cada mensagem na hora de emiti-lo).


Nova preferência do sistema para não enviar as informações do texto final da proposta para as observações do PV

Utilitários > Preferências do Sistema > aba 'Propostas' > grupo 'Proposta/PV' > Não informar condições comerciais da proposta nas observações do PV (P0PREF.NAOINF_CONDCOM_PROP_OBSPV)

  • Ao incluir um Pedido de vendas vinculado à proposta:
    • Com esta opção marcada, o sistema não deverá enviar as informações de "Condições Comerciais" da proposta para as observações do PV (P0PV.OBS).
      • As informações contidas nas "Condições Comerciais" são:
      • Condições de Pagamento, Prazo de Entrega, Transportadora, Embalagem, Garantia, Custo Financeiro, Impostos, Preços, Validade, Observações, Referência Proposta e Único.

Na tela "Imprimindo Nota Nº XXXXX do Bloco XXX" > aba "Carimbos e mensagens do corpo da nota":

  • O sistema agora exibe o botão "Obs. PV".
  • Ao clicar sobre o botão, o mesmo deverá colocar as observações do Pedido de vendas (P0PV.OBS) no campo de informações adicionais da nota.
    • O cliente precisa disso pois eles alteram manualmente as "Observações" do Pedido de Vendas antes de faturar. Esse dado precisa ir nas informações adicionais da nota.

Na alteração de um título de contas a receber, ao tentar salvar o título:

  • Se o número do boleto informado foi alterado pelo usuário e não estiver vazio:
    Neste caso, somente deve permitir salvar a alteração se o número do boleto não estiver duplicado em relação aos demais títulos existentes.
    Ao validar se o título está duplicado, deverá verificar todos os títulos vinculados ao mesmo código de banco com o número do boleto informado.

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